Política

Decisão da justiça eleitoral pode provocar reviravolta nas eleições de Caravelas

03/08/2012 - 17h59

Duas recentes decisões da Justiça acabam de “sacudir” o quadro da disputa eleitoral no município de Caravelas. Primeiro foi a cassação do registro de candidatura de Jurandir Boa Morte (PSD) no TRE, em Salvador, pelo fato de o mesmo, em março de 2004, na condição de prefeito de Caravelas, ter renunciado ao cargo para não ser cassado pela Câmara Municipal, que, à época, já havia instituído uma Comissão Parlamentar Processante (CPP) para investigar denúncias de irregularidades verificadas na contratação de empresas no transporte escolar municipal. A renúncia, segundo a Lei da Ficha Limpa, caracteriza uma espécie de confirmação de culpa, ficando o gestor inelegível pelo período de oito anos.

Sendo assim o ex-prefeito Jurandir Boa Morte teria que aguardar o mês de janeiro de 2013 para candidatar-se a algum cargo eletivo, pois o prazo dos oito anos na inelegibilidade só terminaria em 31 de dezembro deste anos de 2012. Além desse fato o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) levou em conta uma condenação que Boa Morte possui sobre um crime administrativo na esfera federal, já que quando prefeito teria informado em sua prestação de contas a contratação irregular de um ônibus para o transporte escolar no município com recursos do Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação (FNDE). A placa do ônibus informada ao Ministério da Educação (MEC) na verdade pertencia a uma motocicleta.

Em relação à situação de inapta da coligação que tem Jadson Ruas (PDT) como candidato a prefeito, o Teixeira News apurou que na realidade o problema é com o candidato a vice-prefeito. A juíza Nêmora Jansen, titular da Vara Eleitoral de Caravelas, impôs condenação à coligação “O POVO É MAIS”, para que esta, no prazo de 72 horas, substitua o candidato a vice-prefeito Davi da Caixa, ou recorra da decisão de primeira instância. E diante da decisão da juíza Nêmora Jansen, o prefeito e candidato à reeleição Jadson Ruas, acaba de informar que fará uma reunião no final da tarde desta sexta-feira (03) com toda a sua coordenação de campanha, inclusive com a participação do próprio Davi, oportunidade que será tomada uma decisão.

Também disputa o comando da Prefeitura de Caravelas a partir de 2013 o candidato Silvio Ramalho (PMDB). No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a chapa de Ramalho, que tem o atual vereador Zé Mamão (PSDC) como candidato a vice-prefeito, aparece como apta.

Fonte teixeiranews


Deixe seu comentário