Candidaturas a deputado
FOCO NO PODER
Por Dilvan Coelho
A busca do equilíbrio
O equilíbrio é a grande chave do sucesso pessoal e profissional e pode ser conseguido por meio de uma viagem interior, de autoconhecimento. A sabedoria não é privilégio dos sábios, surgindo por meio de uma combinação criativa entre as teorias (conhecimento) e práticas (experiência) assimiladas ao longo da vida.
Aviso aos navegantes
O fato de o “Foco” ter divulgado algumas realizações do prefeito de Teixeira em beneficio da cidade, a exemplo das 500 casas populares, da vinda das carretas do programa “Saúde em Movimento”, inauguração do Hemoba, visita do secretário de Saúde Jorge Solla e ter afirmado que a saúde está melhorando foi motivo suficiente para que os radicais movidos pela paixão política divulgassem através do Facebook calúnias. Porém, fiquem certos que tudo que for feito em benefício de Teixeira iremos divulgar, ainda que isso venha a desagradar aos que desejam o “quanto pior melhor”.
De Foco no Poder
A nossa coluna hoje é divulgada em dez órgãos de imprensa, sendo dois jornais impressos e oito sites regionais. Além disso, criamos um blog pessoal www.foconopoder.com, tendo como objetivo debater o contexto político com imparcialidade – dentro do possível, porque a imparcialidade absoluta é pura utopia. O nome que adotamos tanto para a coluna como para o blog já diz que estaremos sempre focados no poder e nas suas ações, tanto para elogiar, como para criticar quando merecido.
Teixeira, cidade-polo
Teixeira de Freitas, com apenas 28 anos de emancipação, despontou como a maior cidade do Extremo Sul e está entre as 7 maiores da Bahia, com 153 mil habitantes. Destacou-se como polo comercial e será em breve um grande polo educacional com a criação da Universidade Federal da Bahia. Com a vinda da Universidade deverá chegar também um hospital universitário. Esse assunto já está na pauta da discussão para se transformar em realidade. Caso se confirme, o município se transformará em um grande polo de saúde, com infraestrutura adequada. Com o advento do aeroporto, o polo industrial vai incrementar.
A falta de infraestrutura
O calcanhar de Aquiles da atual administração de Teixeira, além da saúde, é a falta de infraestrutura da cidade. O serviço de esgotamento sanitário, uma obra de 80 milhões de reais, continua arrastando sem prazo para terminar. Teixeira é uma cidade de uma avenida só, o tráfego está ficando cada vez mais caótico e precisa urgentemente de um anel rodoviário para desviar os veículos pesados da cidade. O prefeito vem dizendo que os recursos previstos estão contemplando 110 km de asfalto. Será que vai sair mesmo?
Vinda do governador
A visita do governador a Teixeira está prevista para o dia 21 de outubro, quando irá participar da entrega das chaves de 500 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” e inaugurar o estádio, inacabado desde a gestão passada. O governador deverá assegurar os recursos para concluir algumas obras paralisadas e, certamente, vai anunciar a inauguração do aeroporto. A cidade espera do governador mais ainda, pois foi aqui que ele teve duas vezes consecutivas a maior expressão de voto da Bahia.
Candidaturas a deputado
Em Teixeira, a safra de candidatos aumenta cada vez mais. Tem várias candidaturas em ebulição, não sabemos ainda quais irão vingar. Vejam quantos nomes são cogitados: Marta Helena, Temóteo Brito, Lucas Bocão, Erlita Freitas, Gilberto do Sindicato, Gilberto do PT, Henrique da Ceplac, Wilson Brito, Gean Prates. E ainda tem os candidatos regionais – Robinho de Nova Viçosa, e fala-se também em Manoelzinho da Madeira; para federal tem Tabajara Soares. Resta saber na hora do frigir os ovos quantos terão condição de se candidatar. Do lado do prefeito a candidatura que terá o apoio da máquina deverá ser Erlita Freitas. O único candidato de oposição ao governo é Lucas Bocão; isso deverá beneficiá-lo.