Colunistas

Consequências da primarização

18/08/2013 - 21h48
Foco no poder Dilvan

FOCO NO PODER

Por Dilvan Coelho

Marina sem partido

Marina Silva, a segunda colocada nas pesquisas sobre a corrida presidencial, tem votos, porém, poderá não ter partido para concorrer, isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode não ter tempo para validar as assinaturas para a criação da Rede Sustentabilidade. De acordo com Marina, os cartórios estão atrasando os procedimentos e anulando assinaturas sem justificativa. O problema pode inviabilizar a participação da Rede na disputa eleitoral do ano que vem.  “Alguns cartórios simplesmente não justificam porque estão invalidando as fichas, e, por isso, precisamos de orientação para recorrer dessas decisões”, afirmou Marina.

Pesquisas em Teixeira

Pesquisas foram feitas em Teixeira de Freitas, depois de sete meses de governo. A administração de João Bosco está reprovada pela maioria da população. Dos entrevistados, 42% acham que a administração está ruim/péssima, 34% regular, enquanto apenas 15% acham que está ótima/boa. Isso significa que aproximadamente 65% reprovam este governo. Como João Bosco ganhou a eleição com 58% dos votos válidos, constata-se que grande parte dos eleitores que o elegeu está reprovando a sua administração. As maiores queixas da população são: o prefeito é lento, se distanciou do povo e trabalha pouco.

O trânsito está caótico

Como Teixeira é uma cidade linear, ou seja, cresceu praticamente em função de uma avenida única e de suas derivações, o trânsito, cada vez mais, está ficando caótico. As avenidas Presidente Getúlio Vargas e Paulo Souto são as duas principais vias por onde trafegam os carros que entram e saem da cidade, por conta disso, existem muitos atropelamentos e engarrafamentos. Recentemente, foi promovida uma reunião entre as diversas instituições com uma analista de trânsito para discutir o problema, que é prioritário para a cidade. A atual engenharia de trânsito tem se mostrado ineficiente diante do crescimento acentuado do número de veículos.

Audiência Pública

Foi realizada uma Audiência Pública em Teixeira de Freitas no dia 15 de agosto, promovida pela Câmara de Vereadores, no Cenarium Eventos, com o objetivo de discutir a “Primarização” dos serviços florestais no Extremo Sul da Bahia e suas consequências. Foi a primeira Audiência Pública para discutir a inversão do processo de terceirização. No dia 11 de julho, a Suzano Papel e Celulose firmou um Termo de Conciliação com o Ministério Público do Trabalho. Isto ocorreu depois que a Justiça do Trabalho negou a ação civil pública que elimina completamente a terceirização em todas as atividades-fim da empresa no prazo máximo de três anos.

 Consequências da primarização

Com a primarização, pelos menos R$ 170 milhões correspondentes a renda anual dos trabalhadores das terceirizadas deixariam de circular na região. O presidente da Associação de Empresas Prestadoras de Serviços do Extremo Sul da Bahia (AEPS), Igor Carpegiani, explica que a primarização pode gerar um colapso social e econômico na região com a extinção de mais de quatro mil empregos diretos e mais de doze mil indiretos. A Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia (APES), juntamente com as Câmaras de Vereadores de Nova Viçosa, Mucuri e de Teixeira de Freitas, estão tentando anular o Acordo.

 Quem será o candidato?

O governador Jaques Wagner prometeu pôr fim à batalha interna do PT pelo nome que tentará lhe suceder até o próximo mês de dezembro. Ele afirma que, findado o processo de escolha interna, o próximo passo será compor o restante da chapa, que, encabeçada pelo PT, terá na base aliada os candidatos a vice-governador e a senador. Dentro do PT existem três nomes que disputam a vaga: o ex-presidente da Petrobras e atual secretário do Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli; o chefe da Casa Civil, Rui Costa; e o senador Walter Pinheiro. O PSD deverá indicar o senador e o PP indicará o candidato a vice-governador.

 Aviso aos navegantes:

Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos, tudo é uma questão de organização e da atuação da liderança.


Deixe seu comentário