Destaque

É fake: notícia sobre a morte do ex-presidente José Sarney foi inventada

12/02/2019 - 14h08

Circulou na manhã desta terça-feira, 12 de fevereiro, uma fake news sobre a morte do ex-presidente do Brasil, José Sarney. O link circulou no WhatsApp e remetia a páginas de conhecidos veículos brasileiros. No entanto, ao clicar, nele a pessoa era direcionada para uma outra publicação.

Nessa segunda-feira, 11, internautas da rede usaram o layout do Metrópoles para divulgar fake news sobre o jornalista recém-falecido, Ricardo Boechat.

A divulgação de falsas notícias se torna cada vez mais comum nas redes sociais, tanto que o próprio Facebook precisou alterar as regras de publicação para evitar esse tipo de crime.

LISTAS FALSAS

A circulação de notícias falsas atingiu também a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, onde uma barragem se rompeu e deixou ao menos 165 mortos. A circulação de listas de vítimas e notícias falsas confundiu as famílias que aguardavam informações sobre os atingidos pela tragédia na cidade mineira.

Na legislação brasileira, a pena pela criação de notícias falsas varia de 2 a 4 anos de prisão, além do pagamento de multa.

Aqueles que forem contratados para divulgar mentiras podem cumprir de 6 meses a 1 ano de cadeira e também ficam sujeitos à multa.


Edição Bell Kojima/Repórter Coragem

Curta, deixe nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos



Deixe seu comentário