Política

Estudantes de Teixeira de Freitas retornam às aulas com ruas tomadas pelo lixo

18/02/2013 - 22h09
Rua do CPM
Desde o início da atual gestão do prefeito João Bosco (PT) que moradores de Teixeira de Freitas reclamam da irregularidade na limpeza pública, principalmente falta de coleta do lixo domiciliar e comercial, além da ausência de garis em diversos bairros da cidade. Até um mutirão realizado no início de janeiro pouco surtiu efeito. A operação de limpeza ainda foi denunciada supostamente por aceitar máquinas de lobistas.

Ruas sem limpeza públicaE nesta segunda-feira (18) alunos de grandes escolas localizadas no bairro Bela Vista, região central da cidade, como o Colégio da Polícia Militar (CPM), Cooperativo, Francisco de Assis (IFA) e até a escola de idiomas CNA, retornaram às aulas em meio a sacolas de lixo espalhadas pelas calçadas, esquinas e até penduradas em árvores. Especialmente em relação ao Colégio da Polícia Militar (CPM), localizado na avenida Gonçalves Ledo, a situação é ainda pior, pois além do lixo acumulado os alunos viram mais um ano letivo começar com um esgoto correndo a céu aberto e exalando um mau cheiro insuportável. A vala, que já parece um córrego, fica logo após a feira de domingo do Bela Vista e a poucos metros do CPM. Praticamente todos os alunos que chegam e saem na escola são obrigados a passar à beira do esgoto e moradores também reclamam que não agüentam mais. O ex-prefeito Apparecido Staut (PSDB) ainda colocou algumas manilhas próximas ao local, mas nada foi feito até o momento para canalizar o esgoto.

Esgoto a céu aberto próximo ao CPMNos imóveis próximos ao CPM uma equipe do Teixeira News flagrou na tarde desta segunda-feira, dia 18, dezenas de sacolas de lixo acumuladas nas calçadas e a rua sem varrição há semanas. Também foi possível notar lixo acumulados nas calçadas do CNA e Escola Cooperativa, além dos domicílios próximos, graças à falta de coleta durante todo o final de semana.

Árvores cheias de sacolas com lixoEssa não é a primeira vez que a Prefeitura de Teixeira de Freitas deixa moradores sem limpeza pública durante um longo período. No carnaval os moradores de diversos bairros da cidade foram obrigados a conviver com o lixo, fedentina e urubus disputando espaço nas ruas com moradores.

Lixos acumulados em frente as residênciasNa semana passada o vice-prefeito Gilberto do Sindicado (PCdoB), durante telefonema para o programa de Lucas Boção, gerado pela Rádio Cidade FM e retransmitido pelas demais emissoras da Rede Sul Bahia de Comunicação, que pertence ao ex-deputado Uldurico Pinto, aliado de João Bosco, informou que as dificuldades na coleta do lixo domiciliar estavam sendo resolvidas e estariam acontecendo pelo fato do município ter celebrado um contrato com uma empresa de fora, que mandou motoristas que não conhecem a rota traçada anteriormente.

Lixos acumulados nas ruasMais uma semana se passou e ninguém da prefeitura conseguiu acertar com esta empresa por onde os carros deveriam passar. O valor da contratação pelos novos serviços ainda não foram divulgados.

Fonte: Teixeira News


Deixe seu comentário