Ex-vereadora Erlita de Freitas é a vice de Uldurico Júnior
Por segurança jurídica, Uldurico Júnior e sua coordenação de campanha tomou na manhã de domingo, 8 de setembro, a decisão de substituir Tomás Édson, o “Tomás do PT”, por Erlita de Freitas, ex-vereadora e secretária de Habitação.
A decisão parte do princípio do indeferimento no pedido de registro de candidatura, do vice de Uldurico Júnior, Tomás do PT, pela justiça eleitoral de Teixeira de Freitas, que inderferiu o pedido do registro de candidatura de Tomás do PT alegando que Tomás não teria se desincompatibilizado do cargo no Sindicato dos Bancários em tempo hábil.
A lei não é clara em relação a obrigatoriedade de dê-se compatibilização em cargos que não são públicos, sobre tudo para dirigentes sindicais, onde não há jurisprudência sobre a necessidade de desencompatibilização para concorrer a cargos públicos.
Não era pretenção de Tomás do PT concorrer a cargos eletivos nas eleições 2024, e por isso não houve a desencompatiblização dentro do prazo previsto pela justiça eleitoral.
Para não correr risco, e ganhar segurança jurídica, a coordenação da campanha de Uldurico Júnior optou pela substituição de Tomás Édson por Erlita de Freitas.
Quem é Erlita de Freitas?
De família tradicional em Teixeira de Freitas, cujo o sobrenome leva o nome da cidade, Erlita Conceição Freitas é ex-vereadora, sendo eleita em 2012 como a mais votada daquela eleição entre todos os postulantes ao cargo legislativo.
Erlita de Freitas é até hoje a mulher com a maior votação para o cargo de vereadora na cidade de Teixeira de Freitas.
Com um mandato marcado pela prudência, Erlita de Freitas chegou a ocupar o cargo de secretária de habitação na época, e depois foi candidata a deputada estadual.
O mandato de Erlita de Freitas alcançou o patamar de excelência, sendo inclusive reeleita na eleição de 2016, em 2020 Erlita de Freitas optou por não concorrer a reeleição, em razão de projetos pessoais.
Formada em enfermagem, Erlita de Freitas faz parte da história de Teixeira de Freitas como a única mulher que conseguiu ser vereadora e secretária na mesma gestão, sendo inclusive candidata a deputada estadual.
Erlita de Freitas é uma reserva moral do PT, que ver em Erlita uma mulher guerreira e aguerrida, que sempre participou de todas as lutas do partido.
A chegada de Erlita de Freitas agrega e muito a candidatura de Uldurico Júnior, além de manter o PT histórico na chapa, a candidatura de Uldurico Júnior ganha apoio importante, como o do ex-prefeito João Bosco, que além de decidir apoiar Uldurico Júnior, agora fará parte da linha de frente.
Uldurico Júnior comemorou a decisão do PT em indicar Erlita de Freitas “Eu sempre admirei o legado de Erlita, mulher guerreira, que tem uma contribuição significativa na história de Teixeira de Freitas, ela é a mulher que nossa chapa estava precisando, e alguém que trás na história a importância do que o PT tem feito pelo país”, destacou Uldurico Júnior.
Por Jotta Mendes/Repórter Coragem