Destaque

Fake? Pesquisa que aponta liderança de Marcelo Belitardo apresenta indícios de fraude no registro

29/10/2020 - 15h37Por: POP

Marcelo Belitardo

Nesta última quinta-feira, 28 de outubro, o assunto que dominou o cenário político, bem como os debates nos grupos de WhatsApp, foi a divulgação de um pesquisa eleitoral que apontava a liderança do candidato à prefeito de Teixeira de Freitas, dr. Marcelo Belitardo (DEM), com uma margem de 13 pontos a frente dos demais adversários.

A pesquisa teria sido realizada pelo Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda, e segundo os dados divulgados, o referido levantamento que ocorreu entre os dias 23 e 26, dizia que Marcelo Belitardo aparece na liderança com 33% das menções, o atual prefeito e candidato à reeleição pelo PP, Temóteo Brito, aparece em seguida com 20%. João Bosco Bittencourt (PT) e Caio Checon (Solidariedade) são citados com 12% dos entrevistados cada, Marta Helena (PSDB) com 11% e os demais candidatos (Pablo Franstêscouly, do UP; Tena de Jesus, do PTC; e Xandão Junior, do PROS) registariam apenas 1% das intenções de voto.

Nossa Redação diante dos números apresentados resolveu checar os dados da pesquisa, bem como a situação cadastral do referido Instituto Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda, junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), sob o protocolo nº BA-08941/2020, e o resultado foi o seguinte:

Junto ao TRE/Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BA-08941/2020, tal número de registro não apresenta nenhum resultado, o que indica que a referida pesquisa não está de fato registrada e por isso em tese não teria validade, além de caracterizar a sua ampla divulgação, um crime eleitoral grave.  Já a validação do referido instituto junto a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas, encontra-se com validade expirada desde o dia 30 de abril.

Lembrando que o “Portal Opinião Pública” fez o levantamento das informações junto aos órgãos oficiais TRE/TSE, apenas com a intenção tão somente de questionar a validade diante dos fatos, dessa e qualquer outra pesquisa apresentada, para que as mesmas preencham todos os requisitos legais necessários para a devida divulgação nos meios de comunicação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mais um indício de fraude

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Coincidentemente, ou não, dias antes da realização da referida pesquisa, os apoiadores de Marcelo Belitardo já anunciavam nas redes sociais o releases de uma pesquisa que apontava exatamente o mesmo resultado de 33%. Ou seja, a pesquisa do Ibope Inteligência sequer havia sido realizada e já sabiam que o candidato tinha a referida vantagem, o fato é no mínimo estrando, o que põem em risco o resultado do levantamento.

Um boletim de ocorrência junto a Polícia Civil (PC) chegou a ser registrado pelo candidato Marcelo Belitrado, em uma outra ocasião em virtude da divulgação dessa pesquisa eleitoral sem o devido registro junto ao TSE/TRE.

Correção e revisão: Bell Kojima/RC


Deixe seu comentário