Política

Garotinho indica criação de 170 cargos de agentes de portaria

31/10/2012 - 17h19

A indicação do vereador Júlio César “Garotinho” foi apresentada durante a sessão ordinária desta terça-feira, 30 de outubro. A preposição pede que o Executivo Municipal, especificamente, a Secretaria de Administração, encaminhe a Câmara Municipal o projeto de lei que crie as 170 vagas para o cargo de agentes de portaria.

A medida visa suprir a falta dos vigilantes nas escolas municipais e demais patrimônios da cidade, que após a capacitação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) passaram a ser guardas municipais considerados agora, agentes de segurança pública municipal.

A falta dos vigilantes causou sensação de insegurança, principalmente nas escolas, que foram obrigadas a trabalhar em períodos reduzidos, algumas preferiram não abrir os portões, outras foram alvos de vândalos e muitos alunos ficaram sem aula. Depois de reuniões com o Ministério Público e as secretarias de Educação e Segurança Pública, alguns guardas foram disponibilizados para fazerem o trabalho de portaria e a situação aos poucos voltou a sua normalidade.

Vieira, comandante da Guarda Municipal, tentou explicar que a guarda continua prestando serviço de segurança às escolas. Ainda de acordo com o Vieira, havia uma falsa impressão de que o vigilante poderia dar segurança aos alunos, com a capacitação, o serviço está sendo prestado com maior eficiência.

“Hoje, nós temos quatro viaturas e 36 homens revezando na patrulha escolar, além da guarda fixa nos órgãos públicos, portanto, não há motivo para a sensação de insegurança. O que acontece é que saímos das portarias para fazermos um trabalho preventivo aos redores do patrimônio público. Estamos à disposição para servir e proteger o cidadão teixeirense”, disse o comandante.

Ainda na sessão desta terça-feira, o vereador Edinaldo Resende lamentou a falta de agentes em alguns patrimônios públicos e lembrou que a guarda municipal ainda não foi instituída, já que a Secretaria de Segurança Pública ainda não enviou à Câmara o projeto de lei sobre sua constituição.

Fonte sulbahianews


Deixe seu comentário