Governador inaugura ao lado do prefeito Paulinho de Tixa ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Mucuri
O Governo do Estado inaugurou no sábado (15/2) um moderno sistema de esgotamento sanitário na cidade de Mucuri, no Extremo Sul da Bahia. A obra amplia de 3 para 67% o número de casas ligadas à rede coletora. Foram construídos 30,4 quilômetros de tubulação, seis estações de bombeamento, uma estação de tratamento com capacidade para tratar 33 litros de esgoto por segundo e um emissário final, com 603 metros de extensão, que lança o efluente tratado no rio Mucuri.
Situado entre o manguezal e a praia, o município tem grande potencial turístico e recebe muitos visitantes. O governador Jaques Wagner, que participou da inauguração, destacou o valor ambiental da obra. “Estamos aqui com toda essa beleza, que é um presente de Deus e que agora não vai mais receber esgoto, garantindo a preservação. Estamos estudando a ampliação para os novos bairros para atender a cidade toda”.
O prefeito Paulinho de Tixa agradeceu ao governador Jaques Wagner pela obra, ressaltando o empenho do deputado estadual Marcelo Nilo, agradecendo também o incentivo do deputado Temóteo Brito, que deu sua contribuição para que a obra fosse conquistada para o município.
O deputado Marcelo Nilo ressaltou durante sua fala a importância da obra para o povo de Mucuri, elencando o fato de o esgotamento sanitário ser uma obra que poucos políticos gostam de fazer. Parabenizou o prefeito Paulinho pela realização e ressaltou a necessidade de buscar mais investimentos para o município.
Já o deputado Temóteo Brito aproveitou a ocasião para reafirmar sua luta pelo povo de Mucuri, solicitando, inclusive, que o governador olhasse com carinho para o esgotamento de Itabatã, que precisa desse tipo de serviço com certa urgência.
Diversos prefeitos da região estiveram presentes durante a inauguração, entre eles o de Teixeira de Freitas, João Bosco; de Vereda, Dinoel Carvalho; de Lajedão, Betão; de Ibirapuã, Rildo Andrade, além do prefeito de Caravelas, Jadson Ruas, que também é presidente da Apes.
Por: Jotta Mendes/Repórter Coragem