Governo João Bosco teria mandado a diretora de tributos registrar B.O contra o site Opovonews
Nesta tarde de quinta-feira (16), o senhor prefeito João Bosco teria supostamente orientado a diretora de tributos, Maria de Fátima para ir ao Complexo Policial fazer registro de ocorrência contra o site Opovonews que está sempre denunciando as mazelas deste município.
A matéria intitulada “72% de inadimplência com o IPTU é ‘falta de confiança no Governo João Bosco’”, foi motivo para o governo João Bosco sentir-se ofendido com o site.
Em nenhum momento o veículo teve intenção de macular a imagem das partes citadas na reportagem, apenas promover o livre debate, e deixando as perguntas para que fossem respondidas pelo setor competente.
A filosofia do site é a sintonia de preservar o direito de resposta.
A reportagem veiculada relatou com base em uma publicação do site Sulbahianews que a senhora Maria de Fátima diz:
“Em Teixeira de Freitas, 72% da população estão em atraso com o pagamento.”
A diretora de tributos Maria de Fátima, explicou ao Sulbahianews que “caso estes não quitem suas dívidas, o débito será inscrito em dívida ativa, e após notificação da cobrança o procedimento é enviado para cobrança judicial.”
Fica claro o que foi transcrito, dito, falado pela diretora de tributos a repórter do Sulbahianews.
A equipe do site Opovonews está assustada com a tentativa do senhor prefeito em intimidar e censurar.
A Lei N° 5.250, de 9 de fevereiro de 1967. No seu Art. 1º
É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer.
A Lei também estabelece o direito de reposta aos representantes de órgãos públicos, veja aqui Art. 29.
Toda pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade pública, que for acusado ou ofendido em publicação feita em jornal ou periódico, ou em transmissão de radiodifusão, ou a cujo respeito os meios de informação e divulgação veicularem fato inverídico ou, errôneo, tem direito a resposta ou retificação.
O que não conseguimos entender o senhor prefeito com inúmeros assessores de imprensa e comunicação não consegue responder um questionamento feito por este veículo de comunicação que tem a finalidade de informar a comunidade teixeirense.
A Rede Sul Bahia de Comunicação não aceita nem uma forma intimadora de querer calar a voz de uma sociedade que necessita de informação e notícias que leve expresse o pensamento dessa população injustiçada por uma administração pública recheada de truculência.
O histórico de nossa cidade e região e feito de perseguição, agressões aos profissionais e órgãos de imprensa á exemplo de assassinatos de jornalista que ao longo desse tempo sem prisão de autores e se quer a elucidação como o caso do saudoso Gel Lopes.
O direito de debater de informar faz parte de uma sociedade que sonha com transparência, liberdade de pensamento. É inadmissível o método que foi utilizado pra responder a este veículo através de um boletim de ocorrência feito na 8ª COORPIN de Teixeira de Freitas.
No boletim de ocorrência a diretora fala em falsa comunicação, será que ela esqueceu que concedeu uma entrevista ao site Sulbahianews e que foi publicado no dia 08 de junho de 2016?
Veja aqui o boletim de ocorrência:
OPN
Entenda o caso: