Henrique da Ceplac pode ter mandado transformar banheiros em boxe para pagar dívidas com agiota
O secretário de Agricultura de Teixeira de Freitas, José Henrique Gonçalves da Cruz, o “Henrique da Ceplac”, numa atitude, no mínimo, impensada, teria mandado destruir os banheiros para portadores de necessidades especiais do Centro de Abastecimento Timóteo Alves de Brito, conhecido popularmente como Mercadão.
Ao tomar conhecimento da atitude do secretário, tantos os proprietários de boxe no Mercadão, quanto os portadores de necessidades especiais, teriam ficado chocados com a atitude, que acabou causando certa revolta nas pessoas, que teriam entrado em contato com o vereador Aílson Cruz solicitando que ele evitasse a destruição do espaço destinado às pessoas com necessidades especiais.
Aílson Cruz, por sua vez, tentou evitar que a atitude fosse tomada, mas, viu que sua intervenção junto ao Poder Público municipal não seria suficiente para fazer o secretário mudar de atitude, indo, então, ao Ministério Público (MP) e protocolando uma denúncia, onde pede ao MP providências a fim de evitar a destruição dos banheiros.
O presidente da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais, Irlando Gonçalves dos Santos, ao tomar conhecimento do fato, também teria tentado intervir junto ao Poder Público para que os banheiros não fossem destruídos, porém, sua intervenção foi inútil, apelando também ao MP.
A denúncia de Irlando também foi protocolada no dia 3 de outubro. Ele alega em sua denúncia ao MP que ao procurar o secretário Henrique, este teria alegado que construiria outro banheiro para atender aos portadores de necessidades especiais.
No entanto, segundo a denúncia de Irlando, os banheiros foram destruídos, mas nenhum outro foi construído, o que, obviamente, prejudica tanto os portadores, quanto os proprietários de boxe, que não podem oferecer um banheiro com condições adequadas aos portadores de necessidades especiais.
Apesar das duas denúncias terem sido protocoladas no último dia 3, até o fechamento dessa matéria não havia um posicionamento por parte do MP, nem os supostos novos banheiros tinham sido construídos.
Segundo a coluna “Bastidores” do Jornal Alerta, que é escrita por Antônio Carlos, o “Carlinhos do Alerta”, os boxes que seriam construídos no local dos banheiros seriam dados a um agiota, com quem o secretário Henrique supostamente teria uma dívida. Carlinhos ainda relata que essa denúncia teria sido feita também no dia 3 de outubro, durante palestra do promotor público Anselmo Lima na OAB de Teixeira de Freitas.
Se realmente o destino dos boxes forem este, a atitude deve ser ainda mais combatida, uma vez que o que é público está sendo usado para pagar dívidas pessoais, algo que seria, no mínimo, inusitado.
A atitude de destruir os banheiros é tão grave que pode, inclusive, provocar o rompimento do vereador Aílson Cruz com a base aliada do prefeito. O vereador se mostrou bastante indignado com a atitude e já teria condicionando sua permanência na base aliada a uma mudança de atitude do secretário, que, por sua vez, se nega a mudar a decisão, tampouco teria providenciado a construção dos novos banheiros.
Por Jotta Mendes/Repórter Coragem