Jadson Ruas e governador assina Ordem de Serviço para esgotamento sanitário e revitalização do Píer do Cais em Caravelas
Na manhã do último sábado, 9 de novembro, o governador Jaques Wagner (PT) esteve na cidade de Caravelas, para assinar juntamente com o prefeito Jadson Ruas (PDT), a ordem de serviço para início da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. O governador ainda assinou a ordem de serviço de revitalização do píer do cais e da rua histórica do Porto, e o início das obras da ciclovia da avenida de acesso à cidade de Caravelas.
Caravelas irá receber o maior investimento público de sua história, com a realização das obras de esgotamento sanitário. O trabalho será realizado pela EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento e envolve investimentos da ordem de R$ 16,3 milhões, entre recursos próprios da Embasa e provenientes do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. Com a conclusão dos trabalhos, mais de 11,6 mil pessoas serão beneficiadas, garantindo a cobertura de 100% da sede do município com o serviço de esgotamento sanitário, segundo informou o próprio governo baiano.
Serão implantados 30 quilômetros de tubulações de diâmetros variados, como rede coletora, linha de recalque (que conduz o esgoto de um ponto mais baixo para outro mais elevado) e emissário final, além de uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, DAF – Digestação Anaeróbia de Fluxo, 6 estações elevatórias de bombeamento e 2.773 ligações intradomiciliares.
O efluente tratado seguirá por gravidade até o estuário formado pelo rio do Macaco e pelos córregos Pai Anselmo, Peixoto e Peruípe, sem causar nenhum dano ao meio ambiente. A ETE trata-se da unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final por efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação.
Jaques Wagner, a obra de esgotamento sanitário diminui os gastos com a saúde pública, oferecendo à população melhor qualidade de vida. “Não podemos falar de saúde sem esgotamento. Este investimento ajuda a gestão municipal, que, com a obra concluída, terá menos problemas de saúde na cidade. A inexistência de saneamento é um elemento de propagação de diversas doenças e o esgotamento sanitário é uma área preventiva para a saúde pública”, ressaltou.
A obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Caravelas, irá atender a aproximadamente, 03 mil imóveis no município, incluindo novas ligações de água e esgoto.
O prefeito Jadson Ruas lembrou que atualmente o sistema de esgotamento possui apenas uma elevatória e com as obras do sistema, a cidade ganhará 6 novas estações bombeadoras espalhadas pela cidade, cujas elevatórias são as unidades que bombeiam todo esgoto recebido, o elevando para a estação de tratamento.
Fonte Bahia Noticia.Net