Colunistas

João: empolgado, ou, sem noção?

04/11/2013 - 08h36

João: empolgado, ou, sem noção?

Pensando com Coragem 3

Os últimos acontecimentos na esfera política de Teixeira de Freitas nos convidam para uma reflexão: seria João empolgado, ou, sem noção?

O leitor pode me perguntar o por quê da pergunta.

Existem vários motivos, mas, vou elencar alguns para servi de base para chegarmos a um denominador comum.

João Bosco Bittencourt tem ficado conhecido como um prefeito que fala demais, por isso, acaba repetindo de forma demasiada o mesmo discurso, o que lhe faz prometer a mesma coisa por diversas vezes.

Ao que parece, João nunca acreditou que venceria a eleição, quando isso aconteceu, entrou em êxtase profundo e não conseguiu sair até hoje. Uma prova cabal disso é que seus discursos sempre têm tom de quem está em campanha.

Como o discurso de campanha é o discurso da promessa, João não para de prometer.

Quando do lançamento da pedra fundamental do Shopping Pátio Mix, todos os oradores falaram por no máximo três minutos, os que extrapolaram chegaram a cinco.

Por quantos minutos João falou?

Exatos vinte minutos, o que tornou o discurso cansativo para quem aguardava apenas o lançamento, já João acabou sendo vítima daquele velho ditado – que eu de tanto ouvir minha mãe dizer quando era pequeno, hoje, tento o máximo evitar que esse ditado faça parte da minha vida: “Quem fala demais dá bom dia a cavalo”. E foi um verdadeiro bom dia a cavalo o que João fez na oportunidade. No meio do discurso, João, na maior empolgação, falava sobre as conquistas do mês de agosto, quando citou a doação do terreno do aeroporto, falou da universidade federal e mandou a seguinte: “Com a chegada do Pátio Mix, podemos sonhar, quem sabe, com o nosso metrô”. Isso mesmo. João disse que pode trazer o metrô para Teixeira de Freitas.

O fato foi tão hilário que até quem faz parte da base de sustentação ao governo de João Bosco fez gozação com a promessa.

Quem não ficou intrigado em ouvir Fernando Moulin durante o Jornal do Meio-Dia, da Rádio Caraípe FM, ironizar o que tinha prometido João?! Dizia Fernando: “Pô, João, o metrô?! Está certo que temos muitos buracos em Teixeira de Freitas, mas trazer o metrô, João, aí será demais”.

Neste caso, eu prefiro acreditar que João seja o sem noção. Teixeira jamais poderá ter sequer uma linha de trem, quanto mais um metrô, isso é como prometer trazer a praia de Alcobaça para Teixeira de Freitas, para dizer uma coisa dessa só mesmo um sem noção.

Essa semana já houve um fato que veio à tona na página de João no Facebook, que ali já dá para ver que o João está empolgado, prometendo algo que não pode cumprir.

Em sua página, essa semana, João prometeu asfaltar 80% de Teixeira de Freitas, além de colocar esgotamento sanitário em 100% das casas.

A promessa do esgotamento sanitário, João pode passar perto de cumprir, se vai fazer na sua totalidade é algo muito improvável, embora estejam liberados para Teixeira de Freitas R$ 185 milhões, que daria para fazer muita coisa no esgotamento sanitário, já que o dinheiro poderá ser aplicado apenas nesse quesito.

Quanto ao asfaltamento, será muito difícil conseguir o fazer em 80% da cidade. Teixeira hoje possui mais de 60 bairros, todos sem nenhuma condição de receber asfaltamento, sem que seja feito todo o trabalho de drenagem, esgotamento e outras alterações.

Na manhã de 2 de novembro, Dia de Finados, João apresentou à imprensa teixeirense nove médicos do programa “Mais Médicos”, do governo federal. Durante a apresentação, outra gafe de João, que falou por 25 minutos, fazendo com que até o secretário de Administração, Marcílio Goulart, desse sinal para que ele parasse.

Olha o resultado: João acabou seu discurso falando sobre pessoas que possuem residência em locais onde dividem o espaço com o esgoto que passa na sua porta, falou que existem muitas vivendo em situação desumana; o que é verdade.

Só que ai ele manda outra promessa, que não pode cumprir: “Nós vamos dar casa para todo mundo”. Será que realmente dará casa a alguém?

Porque as do “Minha Casa, Minha Vida” não são doadas, todas são pagas e muito bem pagas, o que o governo faz é somente facilitar as condições para que as pessoas paguem.

Portanto, se for desse programa, não é doação, é venda.

Por essa e outras questões, dá para perceber que João está empolgado, ou, é sem noção mesmo.

Trazer o metrô, asfaltar 80% da cidade e dar casa para todo mundo que não tem serão três coisas que João jamais cumprirá. Neste caso, ele não pode dizer que é promessa de campanha, já que tem mais de um ano que ela passou.

A menos que João seja candidato a deputado federal. Seria até bom, já que Teixeira contará com muitos candidatos a deputado estadual, mas não terá nenhum grande puxador de votos para federal.

Lembrete: o que você acaba de ler é minha coluna. Nela, eu expresso o meu pensamento. Isso aqui não é matéria. Se não gostar, não posso fazer nada, afinal, pelo menos nisso podemos ser livres – para pensar.

Um forte abraço a todos.

Jotta Mendes é Radialista e Repórter


Deixe seu comentário