com coragem
Marcelo Belitardo, o prefeito do lixo
Depois de algum tempo, atendendo ao pedido de nossos amigos e leitores, resolvi voltar a Pensar com Coragem.
Então lá vamos nós para primeira coluna: “Pensando com Coragem”, dentro da gestão Marcelo Belitardo.
Eu não sei se a cidade de Teixeira de Freitas está vivendo uma “gestão”, uma “ingestão”, ou uma “congestão”, não dá pra dizer que Teixeira de Freitas vive uma gestão, pois todos os cantos do município estão abandonados.
As ruas que não têm pavimentação vêm sofrendo desde a primeira chuva de grande proporção que aconteceu na terça-feira, 14 de dezembro de 2021, quando toda Teixeira de Freitas e o extremo sul da Bahia foram inundados.
Desde o dia 14 de dezembro de 2021, a cidade não conta com um grande serviço de patrolamento de ruas. E isso tem levado os moradores a conviverem com os buracos nas vias, o que provoca quebra de veículos, dificuldades de locomoção para quem está a pé, e quem está de moto ou bicicleta precisa ser malabarista pra conseguir se locomover.
As ruas as quais dispõe de pavimentação também estão abandonadas; onde é calçamento, os buracos não foram reparados, onde a via é asfaltada, o serviço de tapa-buraco foi mais lento do que passo de tartaruga. Em alguns lugares quando o trabalho foi feito foi necessário refazê-lo
A saúde simplesmente não funciona; é falta de medicamentos, falta de médicos, falta de condições adequadas para os profissionais de saúde possam trabalhar. As pessoas estão morrendo nas filas dos hospitais.
A infraestrutura do município também não funciona. A agricultura não existe, a segurança está precária, a secretaria de projetos está engavetada, a administração não recebe a devida atenção. A assistência social virou moeda de troca, a secretaria de habitação está desabitada, a secretaria de desenvolvimento econômico não desenvolve nada.
A secretaria de educação nunca funcionou, pois desde que assumiu o prefeito encontrou as aulas suspensas, em razão da pandemia. O excelentíssimo prefeito aproveitou disso para promover uma verdadeira malversação dos recursos da educação. Até agora o prefeito não fez nada pelo retorno das aulas presenciais, promoveu reformas mirabolantes apenas para gastar recursos e não concedeu o aumento solicitado pela APLB Sindicato.
Única secretaria que funciona na ingestão Belitardo é de finanças, é ela que autoriza os pagamentos suspeitos.
A prefeitura é mandada por diversos grupos; um deles é o da primeira dama, outro é do irmão e presidente da câmara de vereadores, tem o grupo do sogro e até o grupo de ACM Neto. Só não existe o grupo do prefeito, na verdade a prefeitura parece mais a casa de dona Joana, aquela que todo mundo manda.
O povo de Teixeira de Freitas quer saber em qual Teixeira de Freitas vive a comunicação da prefeitura municipal, porque lá está tudo uma maravilha.
Marcelo Belitardo pode ser chamado o prefeito do lixo a única coisa que funciona na ingestão Belitardo, talvez o prefeito da selfie, tudo que faz precisa de fotos.
O prefeito do lixo, não é um lixo, mas pode ser descartável.
Jotta Mendes é jornalista, radialista e editor responsável pelo Repórter Coragem