Agosto
dourado

Medeiros Neto: Prefeitura promove palestra para puérperas em alusão ao Agosto Dourado e realiza a entrega de kit de higiene pessoal e mini enxoval

01/09/2021 - 19h25

A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica Hospitalar – VEH, promoveu nesta terça-feira (31), a vacinação dos Recém-Nascidos – RN e a entrega de kit de higiene pessoal e em parceria com a Secretaria de Assistência Social entregou mini enxovais.


Na oportunidade, estiveram presentes a secretária Municipal de Saúde, Junia Garcia, a secretária Municipal de Assistência Social, Lana Pinto, a nutricionista, Leticia, as coordenadoras da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica e demais autoridades e profissionais.


A equipe de vacinadoras realizou a aplicação da primeira vacina após o nascimento, sendo elas: BCG e Hepatite B e a entrega de kits de higiene pessoal para a puérpera e para o recém-nascido.


As entregas dos kits para as puérperas vêm sendo realizadas desde o primeiro mês de gestão.
A secretária de Assistência Social, Lana Pinto, realizou a entrega de mini enxoval para as puérperas contendo banheira para dar banho no recém-nascido, manta, roupinhas, frauda de pano, toalha entre outros objetos.


E em alusão à Campanha do Agosto Dourado, fechando as várias atividades realizadas no município, distritos e povoados, a equipe convidou a nutricionista, Leticia Magalhães Pinheiro que orientou as mães sobre a importância do aleitamento materno até os 6 meses de vida.

Após os 6 meses de vida, momento em que as mães começam a oferecer comida contendo verduras e legumes, a nutricionista instruiu que separem as verduras e evite amassar, porque cada alimento tem um sabor e o objetivo é que a criança consiga distinguir o sabor de cada uma delas.


As coordenadoras da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica – VIEP, orientaram as puérperas da importância do aleitamento materno e pontuaram todos os seus benefícios para o recém-nascido, como a prevenção de doenças futuras como hipertensão, câncer, problemas respiratórios entre vários outros.


Este ano, a campanha traz como tema central “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”, e reforça o papel de cada ente no incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade, com o apoio e mobilização da rede de saúde, estado e sociedade.


Deixe seu comentário