Colunistas

Oposição reage e pode complicar governo de Dilma Rousseff

25/05/2015 - 07h57
Pensando com Coragem novo texto

Olá amigo, mais uma vez estamos aqui no nosso bate papo semanal. Quero lhe desejar muito sucesso nesta última semana de maio, que todos os seus projetos possam dar certo, desde que sejam debaixo da vontade de Deus.

A reação da oposição

O que mais marcou o meio político essa semana foi a fala de Fernando Henrique Cardoso  ocorrida durante o programa do PSDB, que foi ao ar em rede nacional de televisão na terça-feira, 19 de maio. Na fala, FHC disse exatamente isso: “A raiz da crise atual foi plantada bem antes da eleição da atual presidente. Os enganos e desvios começaram já no governo Lula. O que a realidade está mostrando é que nunca antes neste país se errou tanto nem se roubou tanto em nome de uma causa”, disse FHC.

Ao parafrasear o ex-presidente Lula, FHC acabou dando eco a sua voz, que repercutiu no congresso nacional. E o próprio Lula acabou retrucando a fala de FHC durante um seminário em São Paulo. Lula sempre usou a frase, a qual acabou virando bordão. “Nunca na história deste país”, isso ficou conhecido em todo mundo como uma fala de Lula.

Ao criticar Lula FHC finalizou com a seguinte fala “Nunca antes neste país se errou tanto nem se roubou tanto em nome de uma causa”. Deixando claro seu desejo de lembrar ao povo brasileiro que os desmandos não surgiram apenas no governo Dilma Rousseff, mas sim no governo  de Lula.

Fernando Henrique Cardoso não falou nada de novidade, todo mundo sabe que foi Lula o mentor e criador do mensalão. Ocorre que ninguém nunca o tinha responsabilizado por isso.

Ao fazer isso FHC fez sua fala mais critica sobre o PT e seu governo, desde que deixou o palácio do planalto. Deixando evidente que a oposição começa a reagir e não vai deixar o atual governo navegar em céu de brigadeiro como estava acontecendo antes.

Parece até que a oposição leu a coluna “Pensando com Coragem”.  A qual escrevi após o segundo turno das eleições 2014, quando escrevi a coluna com o tema “Os erros que levaram a oposição a derrota na Bahia e no Brasil”. Naquela coluna falei justamente sobre o fato da oposição ficar quieta durante quatro anos e só na véspera da eleição começa a questionar o atual governo.

Não tenho pretensão de acreditar que tenha sido nossa coluna que fez a oposição despertar, mas pelo menos o que escrevemos, naquela oportunidade, a oposição não tem dado trégua para Dilma Rousseff. Fazendo, inclusive, o que está sendo posto em prática agora no congresso nacional, a oposição ao governo faz com que o mesmo, passe apertado em votações importantes.

Ao que parece, Dilma Rousseff terá muito trabalho com a oposição durante este governo. Sem falar que o povo está impaciente com o palácio do planalto e já foram as ruas duas vezes para pedir o impeachment de Dilma Rousseff, além de fazer panelaço durante seus pronunciamentos na televisão.

O descontentamento com o atual quadro do Brasil parece ser geral, isso pode ajudar muito o Brasil. Haja vista que o palácio do planalto vai tentar fazer um governo pensando mais no povo, caso isso não ocorra, Dilma Rousseff dificilmente terminará o segundo mandato.

As criticas da oposição não vão parar na fala de FHC, no domingo durante novas inserções do programa de TV do PSDB o senador Aécio Neves presidente nacional do partido, que teve mais de 50 milhões de votos na disputa pela presidência em 2014, voltou a criticar a presidente, o PT e o programa econômico do governo. No programa Aécio Neves disse o seguinte: “Nos últimos 12 anos, você trabalhou, pagou seus impostos e correu atrás.

Você acreditou e fez a sua parte. Mas o governo não fez a parte dele. E agora, sem avisar, aumenta a conta de luz, a gasolina, os impostos, os juros e corta seus direitos. O governo resolve que você tem que pagar por erros que não são seus e abrir mão daquilo que você conquistou. É isto que nós não aceitamos. É contra isso que nós lutamos”, afirma Aécio.

A fala de Aécio Neves segue na mesma linha da fala de FHC, apenas com estratégia diferente. Enquanto FHC ataca o ex-presidente Lula, Aécio ataca o PT e o programa econômico do governo, numa clara intensão de acuar o governo. O qual tem complicado a situação do povo brasileiro com o aumento seguido de impostos, que vem dificultando a vida do povo brasileiro.

Agora é esperar pra ver qual será a reação do palácio do planalto aos ataques de FHC e Aécio Neves.  Na fala de FHC o palácio já disse que não ia responder, até porque se responder pode promover FHC, que nas próximas eleições deverá disputar algum cargo. Acho que o mais provável seria ao senado, ou ao governo de São Paulo.

Aguardemos cenas dos próximos capítulos desta novela chamada Brasil.

Boa semana e até nossa próxima coluna.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário