Para Prefeito Paulinho, caso do menino Rodrigo “é o ápice do absurdo” e pede socorro ao Governo Estadual
O Prefeito de Mucuri, Paulinho de Tixa, assim como toda a população do município, ficou estarrecido com a morte do menino Rodrigo Gil Coelho e Silva, de apenas 8 anos. O garoto foi vítima de uma bala num suposto confronto entre traficantes, no distrito de Itabatã, na última quarta-feira (5).
Paulinho chamou o fato de “ápice do absurdo”, e nesta sexta-feira (7) solicitou ajuda do Governo Estadual no combate ao crescimento do crime no município de Mucuri, em especial no distrito de Itabatã. “Infelizmente é natural um aumento da criminalidade nas regiões de crescimento populacional, como é o caso de Itabatã. Mas isso de forma alguma nos isenta de assistir passíveis a estes crimes que afetam a paz de todos os moradores. O menino Rodrigo deve, a partir de agora, se tornar símbolo de uma luta urgente e necessária contra a criminalidade, para cumprir a justiça e pelo bem de cada um e de todos”, afirmou Paulinho.
O Prefeito ainda desabafa. “Como não se comover com este caso? Minha filha tem apenas três anos, e logo quando soubemos do caso do Rodrigo eu e minha esposa ficamos consternados”.
O Chefe do Poder Executivo de Mucuri enviou ofício ao Governador da Bahia, Jaques Wagner; ao Secretário Estadual de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa; ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Deputado Marcelo Nilo; ao Comandante Geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, Cel PM Alfredo Braga de Castro; e ao Delegado Geral da Polícia Civil do Estado da Bahia, Hélio Jorge Oliveira Paixão. No documento, Paulinho afirma que a segurança pública de Itabatã tem sofrido afrontas pelo tráfico de drogas. Ele solicita intensificação das forças militares e civis no município.
“Esta solicitação parte do Paulinho Prefeito, porque meu cargo exige uma postura frente à calamidade; parte do Paulinho cidadão, que nasceu e cresceu em Itabatã, e como morador daqui, se sente revoltado; e parte do Paulinho pai, que pode imaginar a profundeza da dor desta família”, se emociona o Prefeito.
Leia a íntegra do ofício abaixo.
ILMO. SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA
SR. MAURÍCIO TELES BARBOSA
Senhor Secretário,
A Segurança Pública tem sofrido afrontas pelo tráfico de drogas, que tem demonstrado características de organização preparada para destruir os valores fraternos de nossa sociedade. No dia 05 de março de 2014, no distrito de Itabatã, neste município, às 18h, tivemos a vida de uma criança de apenas 08 anos ceifada por uma bala perdida, oriunda de uma perseguição motivada pela disputa de territórios de duas “gangs” que se estabeleceram nesta cidade. A criança foi incidentalmente morta na frente de sua mãe e da irmã de 02 anos que saiam da casa de sua avó e caminhavam pela rua; o que aumentou a gravidade do crime cometido e o repúdio ao fato por toda sociedade mucuriense. Não há nomenclatura alguma na língua portuguesa capaz de mensurar a dor de uma mãe perder um filho, ainda mais, nas condições relatadas. A Polícia Militar e suas subdivisões em parceria com a Polícia Civil estão realizando suas investigações. O fato relatado nos indigna como pai e também como cidadão.
Mucuri fica situado numa região fronteiriça da Bahia com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o que dificulta a ação dos policiais no município. E constantemente temos enfrentando os problemas gerados pelo tráfico de drogas, que por sua vez, se aproveita das condicionantes geográficas para proliferar pelos estados, passando pelo território mucuriense. O efetivo das policias em nossa região não é suficiente para atender a demanda dos problemas ocasionados por diversos fatores, em especial pelo grande fluxo de pessoas na cidade, em razão da produção de papel e celulose. No distrito de Itabatã, possuímos uma população fixa aproximada em vinte e dois mil habitantes, com uma massa volante que é dimensionada de acordo com a atividade industrial e da silvicultura.
É preciso intensificar as forças militares e civis no município de Mucuri, para combatermos o crime organizado, o tráfico de drogas e principalmente, garantirmos a todos os cidadãos o direito a segurança e a livre locomoção pelas ruas de nossa cidade.
Solicito apoio do Governo do Estado para que possamos enfrentar estes malefícios que assolam a sociedade, aumentando o número de policiais no município de Mucuri e aparelhando as Polícias Civil e Militar adequadamente para que seja possível ultrapassarmos o caos que tem transtornado a população mucuriense. Ao mesmo tempo, que possamos fazer a justiça acontecer da forma devida, prevalecendo o sentimento de harmonia e bem estar em meio ao povo baiano, para que tenhamos a sensação e a certeza de que realmente estamos em casa.
Aproveito o ensejo para manifestar os sinceros votos de estima e apreço que possuo por tão digno e respeitável Homem Público que tem feito história em nossa Bahia – e, acredito, que ainda teremos muitos capítulos desta história pela frente.
Atenciosamente,
PAULO ALEXANDRE MATOS GRIFFO
Prefeito de Mucuri