Política

Paulinho de Tixa deve ser vice de Gelson da Padaria em Mucuri

30/07/2024 - 17h14

Nas últimas conversações ocorridas nesta semana, a cúpula do PSD, PT e PSB na Bahia têm insistido que o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito por Mucuri, Paulo Alexandre Matos Griffo, o “Paulinho de Tixa” (PSB), seja candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo empresário Gecivaldo Maciel de Oliveira, o “Gelson da Padaria” (PSD). A decisão surge em meio a uma análise estratégica dos dirigentes do governo estadual, que consideram Gelson da Padaria melhor posicionado nas pesquisas eleitorais em comparação a Paulinho. A união dos dois candidatos é vista como a única forma de derrotar o atual prefeito, Roberto Carlos, o “Robertinho” (UB), que busca a reeleição para o seu quarto mandato no município.

A possibilidade de um acordo deve ser concluída até o último dia das convenções, em 5 de agosto. No entanto, a união de Paulinho e Gelson levanta questões sobre o futuro dos atuais vices, figuras importantes na política local. O vereador Alexandre Deolinda Seixas, o “Xandão” (PODE), atual presidente da Câmara Municipal e pré-candidato a vice-prefeito com Paulinho, e o empresário Marcos Gazzinelli, o “Marquinhos”, pré-candidato a vice-prefeito na chapa com Gelson, são peças chave cujas posições ainda precisam ser definidas, caso o acordo seja selado entre Gelson e Paulinho.

Paulinho de Tixa, que já foi prefeito de Mucuri em duas ocasiões (2009/2012 e 2013/2016), também herdou a experiência e o capital político de seu pai, o saudoso ex-prefeito Seu Tixa. No entanto, ele enfrenta a resistência de seu grupo em ceder à pressão do governo e do seu próprio partido PSB para se tornar vice de Gelson. Por outro lado, Gelson da Padaria, comerciante e ex-vice-prefeito, aguarda a influência das autoridades estaduais de seu partido para efetivar a união, apesar da resistência de parte de seu grupo.

A corrida para as eleições municipais em Mucuri promete ser acirrada, com a possibilidade de uma chapa única entre Gelson da Padaria e Paulinho de Tixa. Resta saber como as negociações irão se desenrolar e se os dois líderes políticos conseguirão alinhar seus interesses em prol de uma candidatura conjunta capaz de enfrentar a hegemonia de Robertinho, que faz um governo com alto índice de aprovação e considerado um dos políticos mais habilidosos da história da região.


Deixe seu comentário