Política

Pensando com Coragem, Uldurico Pinto o “Mestre das Armações”

01/10/2012 - 20h49
Começo minha coluna, desta semana que antecede as eleições, falando sobre algo que todo mundo sabe, mas que quase ninguém sabe tanto quanto eu;  é a maneira Uldurico Pinto de fazer armações. Esse talvez seja seu perfil mais conhecido em todo extremo sul da Bahia.

Uldurico já armou uma bomba na própria rádio, para jogar a culpa nos adversários, já mandou atirar no sobrinho, para culpar o adversário,  se envolveu em alguns episódios que todo mundo sabe, que não precisa nem ficar reprisando.

Durante os quatro anos que trabalhei com Uldurico, vi ele fazer armações que até o diabo duvida. Em 2006 quando era candidato a deputado federal, ele armou uma e quase caiu na própria armação.  Ele estava muito bem de saúde, quando de repente foi para São Paulo. Chegando em São Paulo mandou que todos na rádio dissesse que ele tinha tido um infarto, o tiro quase saiu pela culatra.  O povo acreditou e começou a abandonar a campanha de Uldurico. Quando ele percebeu que a candidatura estava indo para o ralo, ele sarou rapidinho, voltou a fazer campanha como se nada tivesse ocorrido.

Em 2008, quando foi candidato a prefeito, Uldurico inventou que tinha torcido o pé, chegando a andar de cadeira de rodas, tudo para sensibilizar o povo.  O pior é que tinha gente que o via andando normal antes de chegar à cadeira de rodas.

Mas o que Uldurico faz como ninguém, é armar instituto e empresa fantasma. Quando Uldurico queria ser candidato a deputado em 2006, ele andava mais sujo que poleiro de pato. Então ele surgiu com a ideia de criar o Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos Humanos, que de humano só tinha o nome, nunca visitou uma carceragem, até porque ele tinha medo de ir à cadeia e ficar preso.

Nunca pagou advogado para nenhum preso, nunca visitou nenhum parente de preso, sempre que era procurado por algum familiar de preso, dava um jeito de ficar livre, só fazia uns discursos vazios na rádio, como se aquilo fosse a solução.

Essas coisas são só para ilustrar a mais nova, mas nem tão nova, armação de Uldurico Pinto. Essa semana ele armou um verdadeiro angu de caroço, que acabou resvalando em que não devia e ainda pode dar pano pra manga.

Uldurico estava armando uma pesquisa, onde ninguém seria entrevistado, ele mesmo colocaria o resultado, depois registraria na justiça eleitoral.

O fato foi descoberto antes e quase sobra prisão para ele mesmo. Segundo relatos de pessoas que teria ouvido da boca do próprio Uldurico, ele divulgaria três pesquisas em uma ele colocaria uma diferença de seis pontos entre seu candidato e o primeiro colocado, na segunda ele colocaria um empate técnico, já na terceira ele colocaria seu candidato a frente na pesquisa. Tudo para confundir a cabeça do eleitor, que ficaria na dúvida sobre o verdadeiro resultado das pesquisas.

Como diria Ronildo Brito, você sabe o resultado da pesquisa? Sei não, mas Uldurico sabe. Você sabe quem vai vencer as eleições? Sei não, Uldurico sabe.

Pesquisa

Causou um frisson só a divulgação da pesquisa eleitoral, apesar da diferença ser pouca em relação ao primeiro e segundo colocado, houve muito disse e me disse e até afirmações de que a pesquisa era falsa. Fizeram uma confusão.

Houve informação de que a turma do PT vai retaliar o comércio por conta da pesquisa. Parece que literalmente o PT ficou vermelho de raiva.

Última semana

Essa é a ultima semana do processo eleitoral, depois de quatros anos de expectativa, chegou a hora da mudança, precisamos de um resgate moral. Em várias cidades do extremo sul, isso é visível nos olhos do povo nos quatro cantos. Há um grito de libertação de um povo que sofreu, uns oito, outros quatro anos e agora todos querem ser libertados juntos.

Chorão Tosco

Chorão Tosco não se aguenta em lágrimas, depois da divulgação de uma pesquisa, que aponta sua eminente derrota. Coitado de Chorão, derramou tantas lágrimas que chegou ficar desnutrido.

Chapiro Lebre

Como prometir na coluna passada, vou contar outra história de Chapiro Lebre. Uma pessoa ligada ao Chapiro me enviou uma correspondência lá de Brocoxó das Freipas, que dizia que Chapiro foi pedi voto ao povo, ai o povo dizia resgata seu cheque sem fundo que tá comigo desde quando você trabalhava na radio.  Chapiro ficou com tanta raiva que saiu da rua avermelhado  como o partido dele,  o PM Partido do Mensalão. Confidenciaram -me  que ele está tentando junto aos mensaleiros do partido levantar dinheiro para resgatar pelo menos a metade dos cheques, até porque pra resgatar tudo, só se eles apelarem para o operador do mensalão.

Cuidado Chapiro, tanto cheque sem fundo, justo numa cidade pequena como Brocoxó? Só podia dá problema.

O Lobo Vermelho virou Bruxo

Depois da coluna da semana passada, quando contei a história do Lobo Vermelho e a Chapeuzinho Má, fui parado na rua por uma pessoa que me contou uma história muito antiga, que não sei de onde ele tirou.

Mas você já deve ter visto falar da história do homem virar lobisomem, em noite de lua cheia. Pois é, segundo o que me contaram agora, é que o tal Lobo Vermelho teria se transformado em bruxo na noite de lua cheia e voltado para assombrar Chapeuzinho Má. O problema é que o bruxo é vermelho e os caçadores estão de olho nas ações do bruxo.

Caçadores, cuidado com as armações do bruxo.

Bom, agora voltaremos depois da eleição. Ah, quem apostou nos votos de Chapiro, as apostas continuam valendo, mande seu comentário, ou envie seu email para [email protected]

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário