Política

Prefeito João Bosco chama comandante do Corpo de Bombeiros de mentiroso

03/07/2013 - 13h17
João Bosco

O prefeito de Teixeira de Freitas/BA, João Bosco Bittencourt (PT), em uma de suas muitas páginas na rede social Facebook na noite de terça-feira, de 2 de julho, deixou uma mensagem parabenizando os bombeiros da cidade pela passagem de seu dia: “Parabéns aos BOMBEIROS pelo seu dia. Recebam o nosso reconhecimento, apoio e admiração pelo magnifico trabalho que desempenham na prevenção, proteção e resgate de tantas vidas. Parabéns!!!”.

Abaixo de sua postagem, um cidadão comenta, e é quando ele responde: “Fique tranquilo que eles não irão embora, vc [sic] deve ter lido isso em algum jornal sem muita credibilidade, mesmo assim obrigado por se preocupar”, como possível conferir tudo na foto acima.Conversa onde João Bosco chama bombeiros de mentirosos

Recentemente, o maior jornal da cidade, que completou 26 anos de existência dia 1º de junho, fez matéria sobre a possível saída do grupamento da cidade. Com o título “Teixeira pode perder Corpo de Bombeiro para Eunápolis”, a matéria relata os problemas enfrentados pelo batalhão que sequer tem sede própria, e tem somente um mês para conseguir outro local para se instalar, ou, ir embora da cidade, sendo que Eunápolis, em pleno desenvolvimento, já demonstrou interesse em acolher o grupamento. “No final de julho se esgota o prazo para a retirada do Corpo de Bombeiros do local em que se encontra atualmente – numa sala improvisada no 13° Batalhão de Teixeira de Freitas. Eles serão retirados para que seja feito o curso de formação de soldados da Polícia Militar. Essa área ocupada pelos bombeiros é emprestada. Nestes sete anos que estão em Teixeira sempre passaram por situações incômodas semelhantes a esta por não terem um local próprio para o trabalho. Houve muita procura por parte de outras cidades interessadas na unidade de Corpo de Bombeiros, de acordo com denúncias, como, por exemplo, a cidade de Eunápolis, que vive um momento de crescimento e avanço comercial e por essa questão tem a necessidade de bombeiros para vistoria técnicas, dentre outros fatos de suma importância para qualquer município que deseja avançar, pois bombeiros não servem tão-somente para apagar incêndios”, diz o início da matéria.

Nela, há a informação de que subtenente foi questionado “se alguma autoridade já os visitou naquele lugar, ele disse que nunca receberam a visita de nenhum prefeito ou deputado, ninguém que se interessasse em resolver essa problemática da falta de alojamento para eles”. O prefeito João Bosco também deu declarações ao referido jornal sobre o assunto, no que informou que “‘estamos com um aeroporto prestes a ser inaugurado, que precisa do Corpo de Bombeiros, e se ele for embora de Teixeira é um retrocesso imenso’, enfatizou João Bosco, que garantiu ainda que a prefeitura não vai deixar isso acontecer”. Desta forma, sua declaração dá a entender que o subtenente mentiu ao dizer que se em 30 dias o problema não for resolvido, o grupamento terá que ir para outro município.

A matéria ainda trata de forma bem elaborada, com texto direto e sempre costurado com falas do subtenente e do prefeito, sobre as condições precárias em que vivem os 33 bombeiros em Teixeira de Freitas, que sequer ventilador possuem, como percebido pela repórter e citado no texto. Quanto às péssimas condições de trabalho dos bombeiros, João Bosco afirmou que “nesse momento a prioridade é encontrar um prédio para eles, mas que estará aberto para qualquer futura discussão”.

O jornal que o prefeito disse não ter credibilidade, é considerado pela crítica o maior jornal do Extremo Sul, o que já lhe rendeu o Destaque Empresarial e outras premiações em vários municípios da região, só em Teixeira de Freitas já foi destaque por 16 vezes consecutivas. E em todas as matérias ligadas à administração, como visto nas matérias veiculadas no periódico, o prefeito, ou, quem quer que seja o envolvido, é consultado antes de a notícia ir ao ar, como costume em todo veículo de imprensa sério.

A declaração do prefeito foi pouco vista, ou, rejeitada por quem curtiu a página (631 pessoas, das quais apenas cinco curtiram a postagem). Mas, na rede social, foi de amplo alcance os pedidos de providências para que o Corpo de Bombeiros não saía daqui, todas direcionadas ao prefeito, que declarou na matéria que já estava, em parceria com o secretário de Segurança com Cidadania, pensando em um novo lugar para o  grupamento, mas, até o momento, não houve divulgação oficial sobre o assunto.

Fonte Pauta Diária


Deixe seu comentário