Colunistas

Quem serão os candidatos a prefeito de Teixeira de Freitas?

19/08/2015 - 13h12
Pensando com Coragem novo texto

Olá, mais uma vez estamos de volta, sempre lhe desejando sucesso e que possamos pensar juntos durante essa semana.

Vamos começar com uma pergunta, quem serão os candidatos a prefeito de Teixeira de Freitas?

Estamos entrando no ano eleitoral, o ano eleitoral começa exatamente no mês de outubro. Antes que outubro chegue é preciso respeitar os prazos de filiações partidárias, o qual se encerra no dia 30 de setembro. Quem quiser ser candidato em 2016 deve está devidamente filiado no ultimo dia do mês de setembro.

No entanto, os partidos políticos tem até 5 de outubro para apresentarem as fichas de filiações. E essas devem estar datadas de 30 de setembro.

Quem não se filiar até essa data será automaticamente excluído da disputa em 2016.

Este prazo também é válido para criação de novos partidos, mudanças nas regras eleitorais, mudança de domicilio eleitoral, para quem deseja disputar o pleito em um município onde não tenha domicilio eleitoral no mesmo.

Ou seja, o mês de setembro, que se avizinha será um mês definitivo. Até lá, quem quiser mudar de partido, deve mudar, quem quiser disputar eleição por outra cidade, também tem que mudar.

Existem alguns partidos em formação, como é o caso da Rede Sustentabilidade, de Marina Silva e o PL, que na Bahia é encabeçado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. Este já está cooptando prefeito e vereadores de outros partidos para fundar o PL, que um dia já existiu, mas deixou de existir e que pode voltar a existir.

O PL já teve sua primeira tentativa de registro negada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No entanto, como o prazo é setembro ainda a tempo de que o partido consiga seu registro. Caso não consiga, os que acreditaram no projeto pode ter que correr na última hora para não ficar sem partido.

Vamos aos prováveis candidatos a prefeito de Teixeira de Freitas em 2016.

Ramão Orue Martins me disse que é candidato. Aposta no novo para conquistar a confiança do eleitor, como ele é psicólogo, talvez consiga dar uma lavagem cerebral nos eleitores.

Caio Checon, ex-presidente da Câmara Municipal e empresário. É um nome de certo conhecimento, história política limpa, só lhe falta grupo e musculatura política.

Tarcísio Gama, bancário. Este já teve a oportunidade de disputar outras eleições. Nunca logrou êxito, porém é um nome a ser pensado, principalmente, pelos que defendem o Verde, já que ele é do Partido Verde.

Marta Helena Leal, ex-presidente da Câmara Municipal, vereadora por dois mandatos, candidata a vice-prefeita na chapa com Timóteo Brito nas eleições de 2012, candidata a deputada estadual nas eleições 2014, tendo uma expressiva votação. Além disso, conseguiu transferir um bom número de votos para Jutahy Magalhães. É importante salientar se quem lhe confiou o voto para deputada, o quer como prefeita. Tem uma boa musculatura política, resta saber se sua musculatura chegará à disputa em 2016 em plena forma.

Lucas Bocão, um fenômeno de audiência no rádio, tem muito carisma do povo, já teve o nome especulado para prefeito em 2012, acabou não saindo, foi candidato a deputado estadual em 2014, por pouco não se elegeu. Seu nome nunca saiu da crista da onda. Lucas Bocão é visto como o novo para Teixeira de Freitas, um homem capaz de fazer o povo sonhar.

Timóteo Brito, o nome só já dispensa comentários, mesmo estando fora do poder, como prefeito a mais de 20 anos, Timóteo ainda é o grande realizador de obras em Teixeira de Freitas. Obras estas que marcaram a história política de Teixeira de Freitas.

No entanto, Timóteo soma quatro derrotas seguidas para prefeito sendo: uma para Wagner, duas para Apparecido e uma pra João Bosco. Teria Timóteo fôlego para quinta disputa seguida?

Das últimas seis eleições que ele disputou, perdeu cinco, quatro pra prefeito e uma pra deputado.

Mesmo assim, não pode ser descartado e poderá ser a aposta do povo teixeirense. Na última eleição, mesmo não fazendo campanha em Teixeira, mesmo tendo o mandato considerado pouco proveitoso foi o deputado estadual mais votado aqui, dos políticos existentes em Teixeira. Timóteo é o único que pode dizer que é candidato na véspera da eleição que ainda vai dar trabalho.

Ganhar é outra história.

João Bosco, atual prefeito, se puder ser candidato larga com vantagem em razão de está com a máquina na mão. Reeleição é um jogo desigual, quem tá no poder sempre leva vantagem.

No entanto, a justiça pode barrar a candidatura de João, pois perante a legislação vigente, o mesmo está inelegível. Porém, todos nós sabemos que nessas horas a justiça sempre abre brecha, seria melhor não ter as leis, do que ter e a justiça não ser aplicada.

João Bosco não tem condições morais de continuar sendo o prefeito desta cidade. Foi eleito sob o manto da suspeição, de ter cometido um crime sexual, iniciou seu mandato decretando estado de emergência.

Teve os bens bloqueados pela justiça, é investigado pela Polícia Federal e pode ser pego na operação Lava Jato.

Responde uma ação penal na justiça, que pode ser preso e afastado, se a justiça julgar necessário. Que moral tem João Bosco para continuar sendo prefeito nesta cidade?

Aceitar a reeleição de João Bosco seria afrontar os homens de bem desta cidade e afrontar a própria justiça.

João Bosco precisa explicar para sociedade o que realmente aconteceu no crime de Gel Lopes.

Existem muitas explicações que João Bosco precisa dá a sociedade. Como por exemplo; explicar porque ele está comprando todos àqueles que ousam questionar o seu governo, que recursos estão sendo usados para cooptar pessoas. Estas que antes criticavam seu governo e que hoje viraram defensores ferozes do seu governo. Há muita coisa que precisa ser esclarecida à sociedade.

João Bosco precisa explicar, ainda, quem ele queria beneficiar quando pagou quase dois milhões de reais por um programa de computador que valia menos de cem mil reais.

João Bosco precisa esclarecer de quem é a empresa dona do software, que é objeto de investigação da Polícia Federal.

João Bosco precisa explanar qual é a sua relação com José Dirceu, chefe de quadrilha no escândalo do mensalão, e agora está preso na Lava Jato, o qual também está sendo apontado como chefe.

Essas explicações, senhor João Bosco Bittencourt, o senhor deve a sociedade.

Antes de votar em João Bosco, peça a ele para explicar essas indagações.

Prometo a você que se eu tiver uma oportunidade de participar do debate político de 2016, farei essas perguntas ao prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt.

Jotta Mendes é radialista e repórter


Deixe seu comentário