Teixeira tem condição de eleger três deputados estaduais
As pesquisas mostram que os três candidatos a deputado estaduais mais votados em Teixeira será Timóteo Brito, Lucas Bocão e Marta Helena. Todos os três tem chance da ganhar a eleição a depender dos apoios que poderão receber. Timóteo, na eleição passada, teve 42% dos votos de Teixeira, equivalente a 25 mil votos, atualmente, ele já aparece nas pesquisas com cerca de 30% e poderá chegar a 40% a depender da campanha, isso devido ao desgaste do prefeito, que é o maior adversário de Timóteo.
Como Teixeira tem, hoje, aproximadamente, 100 mil eleitores e deverá apurar 75 mil votos, se Timóteo alcançar 40% poderá ter 30 mil votos, o que representa 2/3 dos 45 mil votos que ele precisa para se eleger. Por sua vez, Lucas Bocão, se a eleição fosse hoje, teria cerca de 15 mil votos somente em Teixeira, como ele precisa de apenas 20 mil para vencer, vai precisar somente de mais 5 mil votos fora de Teixeira, o que é perfeitamente viável.
Já Marta Helena, que perdeu densidade eleitoral nos últimos tempos, teria apenas 10 mil votos, mas, sua candidatura poderá voltar a crescer, tudo vai depender da forma de condução da campanha e poderá ter mais de 15 mil votos em Teixeira. Como na coligação sua ela vai precisar de mais de 40 mil votos, a sua eleição não é muito fácil, a não ser que Jutahy Magalhães, seu maior aliado, abrisse as portas pra ela em outras cidades, até mesmo fora da região.
O que mais vai beneficiar os três candidatos que fazem oposição é o desgaste do prefeito João Bosco, que deverá dar poucos votos a sua candidata oficial, Erlita Freitas, mesmo com o uso da máquina administrativa. Enquanto que os outros dois candidatos da base aliada, ou seja, o vice-prefeito Gilberto do Sindicato do PCdoB e o vereador Ednaldo Resende (PT), ambos deverão ter um desempenho baixo também devido ao desgaste do prefeito respingar nos dois aliados.
Conforme a eleição de Paulo Souto for se consolidando a tendência é fortalecer os candidatos a deputados e a senador da base de apoio a ele, no caso Lucas Bocão e Marta Helena, como Timóteo é do PSD de Otto Alencar e, portanto, da base aliada do governo, poderia ser prejudicado, entretanto o eleitorado de Timóteo em Teixeira é consolidado ao longo do tempo, e o desgaste do prefeito beneficia mais ele, porque Timóteo é o maior adversário do prefeito em Teixeira, mesmo os dois sendo da base aliada do governo, mas, com certeza, Timóteo não vai subir no mesmo palanque junto com João Bosco.
Por Dilvan Coelho/Foco no Poder