Saúde

ANS suspende venda de 301 planos de saúde

02/10/2012 - 16h28

A partir da próxima sexta-feira (5), 301 planos de saúde administrados por 38 operadoras estarão proibidos de serem comercializados em todo o Brasil.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a venda dos planos ficará suspensa até que as empresas se adequem à Resolução 259, que determina prazos máximos para a marcação de consultas, exames e cirurgias, informa a Agência Brasil. Levantamento do órgão indica que, entre julho e setembro deste ano, foram registradas mais de 10 mil reclamações por parte de usuários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos estabelecidos.

Das 1.006 operadoras médico-hospitalares existentes no país, 241 receberam pelo menos uma queixa. Destas, 38 se encaixam na maior faixa de reprovação (nota 4), com indicador de reclamação 75% acima da média estipulada pela ANS.

De acordo com o diretor-presidente da ANS, Maurício Ceschin,  o beneficiário dos planos suspensos não terá o atendimento prejudicado porque a estratégia da Agência, segundo ele, consiste em impedir as operadoras de vender os planos para novos segurados.

Ainda segundo a Agência Brasil, a lista completa dos 301 planos de saúde suspensos e de suas respectivas operadoras pode ser acessada no site da ANS.  De acordo com a legislação da ANS, as operadoras de planos de saúde que não cumprem os prazos máximos previstos estão sujeitas a multas de R$ 80 mil e de R$ 100 mil em casos de urgência e emergência.

Fonte: bahianoticias


Deixe seu comentário