Destaque

Estado renova convênio com a UNACON e garante permanência em Teixeira

02/03/2017 - 15h36
Imagem Ilustrativa

O Governo do Estado junto a União renovou em 23 de fevereiro, o convênio que garante o funcionamento da UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) em Teixeira de Freitas.

   O valor do convênio ainda não foi divulgado, mas deve ultrapassar o repasse total de 2016 que chegou a R$ 5.699.614,79.

Além de Teixeira de Freitas, o convênio também foi renovado para as unidades de Salvador, Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista.

Na cidade teixeirense, a UNACON chegou a paralisar suas atividades entre 8 e 20 de fevereiro, após um impasse contratual.

   Em nota, a secretaria municipal de Saúde explicou que a interrupção dos serviços ocorreu após o fim do contrato sem renovação com a ProVida, “é de interesse do município realizar uma reestruturação na unidade”, dizia o trecho do documento público que apontava deficiências no atendimento da UNACON desde outubro do ano passado.

Na época, o Ministério Público chegou a recomendar que o município assumisse de imediato o funcionamento da unidade fazendo com que os serviços fossem restabelecidos, bem como outros setores da saúde, como o Hospital Municipal, por exemplo.

Em contato com a secretaria de Saúde no último fim de semana, foi informado que a UNACON está funcionando normalmente desde o dia 20.

   A unidade com serviços iniciados em 2012 no município realizou no mesmo período, 322 cirurgias oncológicas e 1.234 quimioterapias.

Entre 2015 e 2016 estes números subiram consideravelmente, foram 2.333 cirurgias oncológicas e 7.860 químios na ordem de mais de R$ 11 milhões em convênios com o Estado e a União.


Uinderlei Guimarães/Sulbahia News


Entenda o caso:



Deixe seu comentário