Fuzileiros navais que limparam o óleo do mar, doam sangue em Teixeira de Freitas
Os fuzileiros navais da operação “Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida”, que limparam a faixa litorânea de Caravelas a Cumuruxatiba, cumpriram a última missão do grupamento na região, em Teixeira de Freitas: doaram sangue na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba). A ação foi uma forma de agradecimento pelo atendimento e acolhimento que receberam da equipe de saúde pública do município. Eles ficaram na região de 16 de novembro a 5 de dezembro.
Ao todo, 42 fuzileiros participaram da doação. Em nome da equipe, o capitão André Luiz, agradeceu pessoalmente o secretário municipal de Saúde, Hebert Chagas, e o diretor do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), Allan Jacqueson Barbosa Lobo. O agradecimento foi pelo apoio logístico, com transporte, e serviços de saúde, sobretudo, a oferta de câmara hiperbárica, importante para atender os mergulhadores no caso de uma compressão na medula.
“Felizmente não precisamos fazer uso, mas a segurança de ter o tratamento à disposição foi fundamental” comemorou o capitão.
Entre os fuzileiros, 13 eram mergulhadores. Havia entre eles a equipe médica do dr. Kênio Almeida Magalhães, que além dele, contava com 3 enfermeiros. Na região, mais do que realizar a limpeza, com a coleta de 1,5 tonelada de óleo – no trecho de 80 quilômetros de litoral, a corporação atendeu a população que teve contato com o material. Foram atendidas e medicadas, aproximadamente, 500 crianças e 30 pescadores voluntários na operação, conforme os fuzileiros contaram para o secretário e o diretor.
Eles disseram ainda, que, com a ajuda da população, ICM Bio e voluntários, mais de 95% do óleo que chegou à região foi retirado.
“O que ficou está muito fragmentado, mas estamos satisfeitos porque tivemos um ótimo resultado”, explicou o capitão.
Ainda durante o encontro, o capitão André Luiz, falou sobre outras ações filantrópicas realizadas, como a doação de Natal para o Lar dos Idosos de Caravelas.
“Onde a gente passa, deixa algo positivo”, exclamou André Luiz, em frente ao Hemoba.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A doação
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com a doação de sangue dos 42 fuzileiros navais, até 168 vidas poderão ser salvas. Este abastecimento é importante, principalmente nesta época em que muitos turistas estão na região. Mesmo assim, o banco de sangue continua precisando da ação dos doadores voluntários. O Hemoba de Teixeira de Freitas abastece, além da população local, mais 13 municípios da região.
Edição: Bell Kojima