Policlínica Regional em Teixeira têm quase 70% das obras concluídas
Segundo o governo do Estado, as obra de construção da Policlínica Regional em Teixeira de Freitas estão com 67,62% de conclusão.
O equipamento faz parte do Consaúde (Consórcio de Saúde), criado ano passado com objetivo de equilibrar os custos e promover melhorias na prestação de serviços à comunidade.
Por meio do Consórcio, Teixeira de Freitas, considerada cidade polo do Extremo Sul, que oferece serviços de média e alta complexidade e atende a toda a região, receberá a contrapartida de municípios vizinhos de forma proporcional à sua população.
Além do custeio proporcional dos consorciados, o Governo do Estado entrará com a participação em 40% dos recursos necessários para o funcionamento do Consórcio.
A proposta é que o Consaúde funcione em rede. Assim como o HMT (Hospital Municipal de Teixeira de Freitas) e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Teixeira de Freitas, outras unidades de saúde serão credenciadas para o atendimento da população.
De acordo com o presidente estadual do Consórcio, Nelson Portela, 80% dos equipamentos da Policlínica já foram comprados.
Uma novidade do projeto é a disponibilização de seis micro-ônibus para atender pacientes de toda região com rateio de custeio do Estado.
Além do Extremo Sul, outros oitos consórcios já foram criados na Bahia, a meta é que, até 2018, mais de 5 milhões de baianos estejam sendo atendidos em policlínicas regionais. A previsão é que a Policlínica em Teixeira de Freitas seja inaugurada em agosto, segundo o prefeito Timóteo Brito.
Uinderlei Guimarães/Sulbahianews