Medeiros
neto

Prefeitura de Medeiros Neto intensifica combate à dengue com ações casa a casa

28/02/2024 - 20h55

A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e dos agentes de Endemias, está realizando uma série de ações de prevenção e combate à dengue em toda a cidade.

Durante a semana e no sábado (24), a equipe visitou as casas dos moradores dos bairros da sede, dos distritos e dos povoados, para vistoriar e orientar sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Nesta semana, o distrito de Nova Lídice e os bairros da sede receberam as visitas nos dias 22, 23 e 26.

A equipe conta com o apoio das unidades básicas de saúde, dos enfermeiros e dos agentes comunitários de saúde.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Maiane Real, alerta que o objetivo das visitas é conscientizar, educar e eliminar eventuais focos do mosquito encontrados. “Às vezes, o morador não sabe onde há pontos com larvas, e isso nós vamos descobrir durante a vistoria. Ou até mesmo não reconhece os sintomas. Por isso, é importante que nos deixem entrar e que continuem seguindo as recomendações.”

Os agentes de Endemias têm realizado a aplicação de inseticida em regiões onde há notificação de casos de dengue. A equipe utiliza uma bomba costal motorizada para espalhar o inseticida e eliminar o mosquito transmissor da doença. A região do Pó, no centro, e o bairro Olaria já receberam a equipe, que realizou a aplicação em dois dias diferentes.

Trabalho integrado

O trabalho de combate ao mosquito envolve diferentes órgãos. A Secretaria de Meio Ambiente realiza serviços de podas e roçadas. A Secretaria de Infraestrutura e Limpeza realiza coletas diárias em locais com maior risco de acúmulo de lixo e entulho. Outros órgãos da Secretaria de Saúde, como Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, também participam das ações.

A Secretaria de Educação também contribui com o Programa Saúde na Escola (PSE), que leva a informação aos alunos de toda a rede pública sobre a prevenção e o combate à dengue. Os estudantes são multiplicadores de conhecimento e conscientização em suas famílias e comunidades.

Quem apresentar sintomas como febre alta (acima de 38ºC), dores no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e possíveis manchas vermelhas pelo corpo, deve procurar uma unidade básica de saúde ou o Hospital Municipal.


Deixe seu comentário