Destaque

Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas Realiza Solenidade de Abertura do Projeto Olhar Brasil

25/02/2015 - 16h41

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas através das secretarias de Saúde e Educação iniciaram nesta segunda-feira, dia 23, os atendimentos oftalmológicos com as crianças indicadas pelo o Programa Saúde na Escola – PSE, e que se estenderá até o próximo dia 27, sexta-feira. O programa realizou no ano de 2014 uma triagem na rede municipal com aproximadamente 13.000 (quinze mil) alunos dentro da faixa etária que enquadra no projeto Olhar Brasil do Governo Federal.

16004302364_901a8e9fdb_c

Foram identificadas 1.400 (mil e quatrocentas) crianças que passaram pelo o exame de Snellen (visão), realizados nos alunos do Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano), pelos os profissionais do Programa Saúde na Escola – PSE. Esses alunos foram selecionados e realizaram os exames oftalmológicos gratuitamente, indicando a necessidade de grau, ou de outros exames mais específicos nos casos de identificação de alguma doença hereditária, ou de características crônicas.

O aluno de iniciais W.M.S, 9 anos, foi um dos primeiros estudantes a ser atendido pelo o oftalmologista, Dr. João Luiz, que relatou ao médico. “Eu tenho que sentar perto do quadro, porque senão fica tudo embaçado, e isso dificulta eu fazer os deveres que a professora passa no quadro”. A sua mãe, Marilene da Silva Moraes, que fez questão de acompanhar o seu filho no atendimento, fez questão de fazer também as seguintes colocações. “Sei o quanto esse exame é importante para o meu filho, e queria ver como seria realizado, e mim surpreendi quando eu chequei e encontrei um consultório montado para o atendimento. Eu deixei de ir trabalhar hoje, para poder acompanha-lo, e estou muito feliz por tudo que eu vir. E graças a esse Programa Saúde na Escola que ele agora vai poder usar óculos, e ter um desenvolvimento muito melhor nos estudos”.

DSC_0020

Participaram da solenidade de abertura dos atendimentos, o prefeito Dr. João Bosco, os secretários de Saúde, Eujácio Dantas, e de Educação, Ariosvaldo Alves; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Tomires Babosa; a coordenadora do PSE, Suzana Andrade; e o Dr. João Luiz (oftalmologista); Bem como outros Vereadores e Secretários que se fizeram presentes. Além dos próprios estudantes que iriam ser atendidos nesta referida data.

O prefeito ressaltou em seu pronunciamento as seguintes colocações. “Este é o resultado do conceito de um governo voltado para o bem da comunidade. O nosso objetivo é que vocês consigam enxergar sem problema, para que possam estudar sem dificuldade e se tornarem adultos melhores do que nós”. Disse o prefeito aos alunos presentes.

DSC_0042

O secretario de saúde, Eujácio Dantas, destacou a importância do Programa Saúde na Escola – PSE, e do trabalho que esta sendo desenvolvido pelos os profissionais. E disse ainda: “Esta é mais uma ação de governo, no qual o prefeito, João Bosco, tem dato todo apoio e condições de se fazer uma saúde melhor para o nosso povo. E hoje estamos realizando mais um marco na história da saúde do nosso município, ofertando um atendimento que nunca foi realizado, e que irá mudar a vida de muitas crianças da nossa rede de ensino municipal”.

O secretario de Educação, Ariosvaldo Alves, ressalvou a grande importância desta parceria entre as secretarias de governo para promover o bem comum da população do município. E disse ainda: “Ações igual a essa que eleva a qualidade de vida e do ensino das nossas crianças”.

Projeto Olhar Brasil:

Foi elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde, propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano).

A implementação desse projeto permitirá reduzir as taxas de evasão decorrente de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e também garantir melhoria na qualidade de vida e formação destes dos nossos novos cidadãos.


Deixe seu comentário