Manchete

Programa “Melhor em Casa” recebe novo veículo para atender a população

25/06/2020 - 16h05Por: Ascom PMTF

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas investiu em mais um veículo para o programa de atenção domiciliar “Melhor em Casa”, do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. O programa presta atendimento médico, clínico e de reabilitação, a 90 pacientes, em média, semanalmente.

O novo veículo dará mais agilidade para as 3 equipes existentes no programa, que agora tem um carro disponível por equipe.

2  são a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), com médico, fisioterapeuta, técnicos em enfermagem e enfermeiros e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), com nutricionista, fonoaudióloga, psicóloga e assistente social.

São 30 profissionais atuando no “Melhor em Casa”, incluindo motoristas e administrativos, que realizam 2500 visitas por mês.

A coordenadora do programa em Teixeira de Freitas, enf.ª Amanda Chaves, explica que o programa “Melhor em Casa” teve uma grande evolução nos últimos anos, com investimento em veículos, credenciamento de novas equipes, e equipamentos.

O nosso programa traz diversos benefícios tanto para desafogar as internações hospitalares, quanto para os pacientes, dando uma melhor resposta terapêutica, quase sempre reduzindo o tempo de internação”, explicou a coordenadora.

Leonardo Pereira é paciente do programa e confirma a importância do tratamento em casa.

Minha recuperação foi muito melhor recebendo o atendimento em casa. Agradeço muito o carinho, cuidado de toda a equipe de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, e todos os profissionais, você são maravilhosos”, agradeceu o paciente que já está curado de patologia que estava tratando e hoje realiza oxigenoterapia também em casa.

Entre os maiores benefícios do tratamento domiciliar estão:

  • humanização do atendimento/tratamento;

  • assistência individualizada e personalizada;

  • maior envolvimento da família ao tratamento, o que favorece a recuperação do paciente;

  • tranquilidade do paciente por estar mais próximo a seus familiares;

  • melhor resposta à terapêutica proposta, quase sempre reduzindo o tempo de internação;

  • possibilidade de o paciente estar próximo de sua rotina, seus hábitos e referências, o que ajuda também na recuperação.

De acordo com o secretário de Saúde, Hebert Chagas, desde o início da gestão do prefeito Temóteo Brito, em 2017, já foram atendidas mais de 700 famílias.

Este programa é um verdadeiro exemplo de humanização em saúde e a gestão do prefeito, Temóteo Brito, vai continuar investindo em saúde com responsabilidade”, disse o secretário.

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário