Destaque

Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas realiza capacitação em saúde mental

28/03/2014 - 14h53
Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas realiza capacitação em saúde mental

A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas realiza curso de Formação em Saúde Mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, direcionado para os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem das unidades básicas de saúde da família (PSF). A capacitação é através do programa “Caminhos do Cuidado”, com a parceria do Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz, Grupo Hospitalar Conceição, e será ministrado pelos os apoiadores de Gestão da educação em saúde da Secretaria Municipal.

O curso será aplicado para os 267 agentes comunitário de saúde e 35 técnicos de enfermagem que representarão a sua unidade básica de saúde. Os participantes foram divididos em oito turmas, sendo cinco encontros para cada uma, com a média de 40 participantes em cada. A capacitação terá uma carga horária de 60 horas, sendo que 40 horas serão desenvolvidas na modalidade presencial e 20 horas na modalidade dispersão.

Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas realiza capacitação em saúde mental

A proposta é fortalecer a rede de saúde mental e atenção psicossocial, com vistas à política do cuidado, à reintegração social e da cidadania das pessoas usuárias de crack, álcool e outras drogas.

Abertura do evento aconteceu no último dia 24/3 (segunda-feira), no Plenário da Câmara Municipal, com a participação dos agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, o Dr. Antônio Carlos Silva (consultor do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde), além do secretário de Saúde Eujácio Dantas, que abriu o evento falando da importância do papel do agente comunitário de saúde, e dos profissionais das unidades básicas de saúde da família (PSF), que tem como porta de entrada no atendimento da saúde primária para a comunidade, e que, objetivo é fortalecer os serviços ofertados pelas as unidades de saúde no município. E disse ainda: “Juntos podemos construir uma saúde melhor para a nossa população, por isso, estamos investindo muito na capacitação dos nossos profissionais de saúde na nossa gestão. O prefeito João Bosco tem preconizado que a saúde é uma das prioridades do seu governo, e que o nosso povo deve ter um bom atendimento e qualidade na oferta dos nossos serviços”, destacou o secretário.

Foram distribuídos ainda kits para os participantes do curso, contendo camiseta; bolsa (tipo mochila); apostila; livro de bolso (sobre saúde mental) e material de didático.


Deixe seu comentário