Unopar realiza aula inaugural com Cerimônia do Jaleco para os cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Estética e Cosmética
A Unopar promove pela primeira vez a aula inaugural com Cerimônia do Jaleco Branco. As turmas que participaram foram dos Cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Estética e Cosmética.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, tutores, alunos e familiares.
Isabel Cristina Frazão, vice-diretora, fez uma oração inicial e chamou a atenção dos futuros profissionais para o compromisso que estão firmando a partir de agora.
“Ética está acima de tudo, seja qual for a profissão. O paciente, o cliente, precisam confiar no profissional, para isso o aluno precisa se dedicar e ter consciência dessa responsabilidade. Quanto a nossa responsabilidade, estaremos aqui prontos para somar”, completou.
A Unopar é uma franquia e está instalada em Teixeira de Freitas há 16 anos. Muitas turmas já foram formadas, incluindo alunos da cidade e toda região, ainda, Espírito Santo e Minas Gerais.
Quanto à Cerimônia do Jaleco Branco, é uma tradição em várias universidades pelo Brasil, e representa o compromisso dos alunos, futuros formandos com a profissão.
“Sonhava com esse momento, agora é estudar e me dedicar para ser uma excelente profissional daqui 4 anos”, nos contou uma aluna de fisioterapia.
No evento, a enfermeira Luciene Nunes, ministrou uma palestra com o tema “Gerenciamento do cuidado: um desafio para uma prática humanizada“, assim mostrou vários exemplos como lidar com um paciente sem comprometer sua saúde.
Doutor Waldyr Schidt Filho, representando o secretário de Saúde Max Almeida, também deixou sua contribuição.
“Eu já passei onde vocês estão agora, e em minha aula da saudade, já no final do curso, um professor chamou nossa atenção sobre ética, e hoje ressalto, quando vocês verem o próximo com dores, que tenham sabedoria, ética para perceber que o valor importante naquele momento é o ser humano, e não o financeiro. Que tenham noção disso, busquem o conhecimento a cada dia, sejam excelentes profissionais, e que sejam humanos acima de qualquer coisa.”
As tutoras presenciais, Edmeire Muniz de Souza, Caroline Costa Morello, Cynara Gomes Luz, Marianna Monteiro Guerra e Valéria Lucas Resende receberam seus respectivos jalecos e em seguida os líderes de sala entregaram os jalecos aos colegas.
O juramento finalizou a cerimônia.
Por Mirian Ferreira/Vida Diária Edição Bell Kojima/Repórter Coragem Fotos Nadson Camargo