Upa
24h

UPA 24h implanta modelo de atendimento com avaliação imediata de pacientes

31/08/2019 - 13h28Por: Ascom PMTF

Com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento na unidade, a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Teixeira de Freitas fez uma adequação ao modelo de classificação, por meio de cores, já utilizado. O protocolo, que é uma orientação do Ministério da Saúde (MS), aponta o tempo mínimo de atendimento para cada paciente que procura a unidade, sinalizando um potencial risco de morte, agravos à saúde ou o grau de sofrimento.

Segundo a diretora da UPA, Valéria Forza, a intenção é melhorar e humanizar ainda mais o atendimento.

Percebemos que muitos pacientes chegavam à unidade sem saber qual o seu quadro clínico, e isso os fazia pensar que poderia ser uma situação mais grave. Então decidimos mudar o fluxo da classificação para que ele passe pela pré-triagem antes mesmo de fazer a ficha”, explicou.

A mudança já está aprovada pelos usuários. Seu Domingos Novais notou a diferença no atendimento.

Agora a gente chega e já é avaliado pela moça, e ela já fala como está a pressão, como está a glicose. A gente fica mais tranquilo sabendo que está tudo controlado e que não é grave”, disse.

Para o coordenador de enfermagem da UPA, Washington Meirelles, esta mudança impactou positivamente a qualidade no atendimento.

Agora conseguimos identificar com mais rapidez pacientes potencialmente graves, e esse paciente, se tiver alteração dos sinais vitais, no momento da triagem já é levado para a sala vermelha onde é avaliado rapidamente.

O PROTOCOLO DE CLASSIFICAÇÃO

A identificação é feita pela equipe de enfermagem da unidade. Após a avaliação, os Boletins de Atendimento Médico já recebem cores que identificam o grau de risco:

VERMELHA: indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato, tendo prioridade entre os demais. A previsão é de que o atendimento aconteça em até 10 minutos. Exemplos:

  • politraumatizado grave – lesão grave de um ou mais órgãos e sistemas;

  • queimaduras com mais de 25% de área de superfície corporal ou com problemas respiratórios;

  • trauma cranioencefálico grave;

  • estado mental alterado ou em coma, com histórico de uso de drogas;

  • comprometimentos da coluna vertebral;

  • desconforto respiratório grave;

  • dor no peito associada à falta de ar;

  • crises convulsivas (inclusive pós-crise);

  • intoxicações exógenas ou tentativas de suicídio;

  • reações alérgicas associadas à insuficiência respiratória;

  • complicações de diabetes (hipo ou hiperglicemia);

  • parada cardiorrespiratória;

  • hemorragias não controláveis;

  • alterações de sinais vitais em paciente com sintomas diversos.

Ou seja, pacientes em risco iminente de morte.

AMARELA: significa urgência e demanda atendimento rápido, que deve acontecer em até 30 minutos. Exemplos:

  • politraumatizado sem alterações de sinais vitais;

  • trauma cranioencefálico leve;

  • convulsão nas últimas 24 horas;

  • desmaios;

  • alterações de sinais vitais em paciente sintomático;

  • idade superior a 60 anos;

  • hemorragia moderada (controlada) sem sinais de choque;

  • vômito intenso;

  • crise de pânico;

  • dor moderada;

  • pico hipertensivo.

Isto é, pacientes que estão se sentindo mal, mas não correm risco iminente de morte.

VERDE: indica menor urgência, casos em que o paciente pode aguardar atendimento. Nessa situação, o atendimento pode acontecer no prazo de 120 minutos. Exemplos:

  • asma fora de crise;

  • enxaqueca – pacientes com diagnóstico anterior de enxaqueca;

  • estado febril sem alteração nos sinais vitais;

  • resfriados e viroses sem alteração nos sinais vitais;

  • dor leve;

  • náusea e tontura;

  • torcicolo;

  • hemorragia em pequena quantidade controlada (sem sinais de instabilidade hemodinâmica);

  • drenagem de abscesso.

AZUL: indica paciente sem urgência, aqueles que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesses casos, o atendimento pode ser realizado em até 240 minutos. Exemplos:

  • queixas crônicas sem alterações agudas;

  • unha encravada;

  • troca de sondas;

  • aplicação de medicação externa com receita.

QUANDO PROCURAR A UPA

A UPA presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica. Presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial para definir a conduta necessária para cada caso. Garante o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento.

Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA:

  • febre alta, acima de 39°;

  • fraturas e cortes com pouco sangramento;

  • infarto e derrame;

  • queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura;

  • cólicas renais;

  • falta de ar intenso;

  • crises convulsivas;

  • dores fortes no peito;

  • vômito constante.

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário