Assassinos de carpinteiro têm prisão preventiva decretadas
O juiz da vara criminal de Teixeira de Freitas Argenildo Fernandes decretou na quarta-feira 07 de março, a pedido do delegado titular da delegacia de policia civil de Teixeira de Freitas Charlton Fraga Bortolini. A prisão dos envolvidos no assassinato do carpinteiro, Aurelino Ângelo Custódio de 64 anos, que foi assassinado. E teve o cadáver ocultado dentro de sua própria marcenaria, que funciona na Rua Mauá no Centro de Teixeira de Freitas.
O assassinato do carpinteiro teria ocorrido entre os dias 12 e 19 de novembro, quando o carpinteiro deixou de ser visto, tanto em seu estabelecimento de trabalho, quanto na casa de vizinhos e parentes. Após matar o carpinteiro os assassinos Cosme Souza dos Santos de 24 anos, Maria Nilce Pereira de Jesus de 47 anos, e Fernanda Barcellos de 25 anos, ocultaram seu cadáver no interior da marcenaria. E começaram a se desfazer dos bens da vitima.
O corpo do carpinteiro só foi localizado no dia 08 de fevereiro.Depois de um brilhante trabalho do serviço de investigação da policia civil, que é coordenados pelo delegado Charlton Fraga, começou a desconfiar de toda historia. Sendo que o desaparecimento da vitima só foi registrado na policia cerca de 60 dias após o acontecimento. E o registro foi feito por um dos filhos, que não vivia com a vitima.
Outro detalhe, que chamou atenção dos investigadores, foi que a senhora Maria Nilce, teria durante o desaparecimento do carpinteiro, vendido um automóvel que pertencia a vitima. E colocado o imóvel, onde funcionava a marcenaria, a venda.
A partir destes detalhes, os investigadores começaram apertar o cerco contra os suspeitos.E no dia 08 de fevereiro eles acabaram confessando onde estava o corpo, indo inclusive mostrar o local a policia.E o assassino ,Cosme, foi quem desenterrou a vitima do local onde ele tinha enterrado o corpo.
Com o achado do corpo, o delegado Charlton Fraga representou pela prisão temporária dos acusados, que foi atendido prontamente pelo juiz.E decretou uma prisão temporária de 30 dias, que venceria justamente na quinta-feira 08 de março.
Ciente de que com o término da temporária, os acusados ficaria livres. O delegado Charlton Fraga representou na sexta-feira, 02 de março, pela prisão preventiva dos acusados. E justificou seu pedido na confissão dos réus, e na maneira como eles agiram na trama que culminou na morte da vítima.
O pedido foi novamente aceito pelo juiz criminal, Argenildo Fernandes.O qual decretou na quarta-feira 07 de maio a preventiva dos acusados. Na manha desta quinta-feira ,08 de março, o delegado Charlton Fraga deu cumprimento ao mandado de prisão dos três acusados, que já estavam custodiados no conjunto penal de Teixeira de Freitas.
Novos fatos
Apontado como quem teria sido o autor da morte por enforcamento do carpinteiro, Cosme, teria prestado um novo depoimento a policia civil. Onde afirmou que Maria Nilce, e Fernanda teria lhe convencido a matar o carpinteiro, e que receberia em troca um terreno e material de construção para construir sua casa.
Com essa declaração Fernanda deixa de figurar apenas como uma das pessoas que teria sido omissa em relação a ficar sabendo dos fatos e não dizer nada, e passa a figurar como mandante do crime. O que vai pesar bastante na acusação contra ela.
Além do assassinato do carpinteiro, Cosme teria no último sábado participado das agressões ao preso Carlos Ressurreição. E por este crime ele acabou sendo flagranteado, e transferido para o conjunto penal de Teixeira de Freitas.