Inquérito
policial

NHT conclui inquérito policial de homicídio ocorrido em 2008; irmão assassino responde em liberdade

14/11/2019 - 12h35Por: Edvaldo Alves/Liberdade News

Ailton Alves Ribeiro

O Núcleo de Homicídio e Tráfico (NHT) da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) concluiu o inquérito policial de um homicídio consumado, praticado contra a vítima Adailton Alves Ribeiro, 33 anos, fato ocorrido em via pública, no dia 25 de dezembro de 2008, na rua Antônio Guerra, no bairro Santa Rita, em Teixeira de Freitas. Adailton foi alvejado por um disparo de arma de fogo na altura do peito, desferido pelo próprio irmão, o autor identificado por Ailton Alves Ribeiro, 48.

Após a prática do crime, uma guarnição da Polícia Militar (PM) conseguiu prender o acusado do crime, andando em via pública, após o reconhecer pelas características físicas repassadas via central pelo rádio.

Durante a abordagem ao Ailton, os policiais notaram que ele apresentava uma lesão corporal superficial, tipo um “risco” na altura do peito, provocada por um instrumento cortante tipo faca, quando então resolveram conduzir o suspeito para o local do crime, momento em que o mesmo foi prontamente reconhecido pelas testemunhas que presenciaram o fato, oportunidade em que lhe foi proferida voz de prisão em flagrante delito, sendo o autor conduzido para o plantão da 8ª Coorpin, local onde o procedimento foi devidamente lavrado.

O caso permaneceu latente por alguns anos, quando então, foi encaminhado para o NHT, aos cuidados dos delegados Manoel Andreetta e Bruno Ferrari, os quais, juntamente com a equipe de investigadores Sérgio Adriano, Alexandre Augusto e Marcos Gomes, após várias investigações, conseguiram estabelecer a motivação do crime, sendo certo que, o fato ocorreu por conta de uma discussão travada entre os irmãos, embalada pelo uso de bebidas alcoólicas. Na verdade, a discussão girou em torno de uma armadilha de pegar passarinhos que a vítima queria armar a contra gosto do irmão.

Naquela oportunidade, a discussão evoluiu para as vias de fato e para agressões físicas mútuas, quando então a vítima pegou um facão e passou a perseguir seu irmão para matá-lo, chegando a ferir o mesmo no peito, riscando-o com o facão. Nesse ínterim, o autor pegou uma garrucha que estava guardada dentro de sua casa e desferiu um disparo que atingiu a vítima na altura do peito, provocando-lhe a morte ainda no local. Em seu interrogatório, o autor do crime confessa espontaneamente e sem qualquer tipo de constrangimento a prática do delito, contando detalhes sobre a ação criminosa, alegando que matou seu irmão para salvar a própria vida em estado de legítima defesa“, explicou o delegado.

Contudo, o autor não soube explicar o tempo que levou para ir buscar a arma, dentro da sua própria casa, abandonando a briga, para voltar, minutos depois, e matar o seu próprio irmão. De fato, o lapso de tempo que levou o autor a buscar sua arma, após ter sido ferido superficialmente pela vítima, desvirtua o instituto da legítima defesa, fato que deve ser levado em conta pelo Ministério Público durante os trâmites da futura ação penal“, acrescentou.

Após se desfazer da arma de fogo usada para cometer o crime, o autor acabou sendo preso pela guarnição da Polícia Militar e solto, posteriormente, por decisão Judicial no dia 20 de janeiro de 2009, quando então, passou a aguardar o seu julgamento em liberdade.

Para o delegado, “o NHT mostra com este trabalho que todos os crimes são tratados com a mesma importância, mesmos os ocorridos em tempos remotos e que, por isso, demandam maiores dificuldades de serem elucidados, posto que, o objetivo final é dar a resposta às famílias envolvidas e a plena satisfação social, estabelecendo vínculos de confiança entre a comunidade e as Instituições responsáveis por promover a Segurança Pública em nosso município”.

O inquérito policial foi devidamente saneado, relatado e encaminhado à Justiça.

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário
Tentativa de homicídio Adolescente é esfaqueado após discussão em Rancho Alegre e socorrido ao HMTF
7 de dezembro de 2019 - 16:35h
Feira da agricultura familiar "Feira da Agricultura Familiar" com clima de comemoração
7 de dezembro de 2019 - 14:12h
Violência doméstica Pregador de igreja é preso suspeito de manter mulher em cárcere privado
7 de dezembro de 2019 - 13:46h
Campeonato intermunicipal Itapetinga e Itamaraju na final do Intermunicipal ao vivo na TVE
6 de dezembro de 2019 - 16:53h
Teixeira criativa Teixeira Criativa: projeto promove destaque da arte teixeirense
6 de dezembro de 2019 - 15:23h
Biodiversidade Seminário comemora os 20 anos do Parque Nacional do Descobrimento
6 de dezembro de 2019 - 15:15h