Destaque

A festa será terceirizada

25/06/2018 - 15h16

SÃO JOÃO DO AMOR

O prefeito Temóteo Brito é considerado um tocador de obras e bom de festa, e está promovendo o maior São João da Bahia. No ano passado foi conhecer o São João de Caruaru, em Pernambuco, para copiar o modelo. O prefeito deseja fazer do São João de Teixeira de Freitas uma festa tradicional, emendando com o São Pedro, que é o Padroeiro do município, por isso que a festa terá a duração de 9 dias.

Começou no dia 22 e vai até dia 30, com as seguintes atrações: banda Cavaleiros do Forró (dia 22), Pe. Alessandro Campos (dia 23), Trio Forrozão (dia 24), Doro Brasamundo (dia 25), Daniel Vieira (dia 26), Arriba Saia (dia 27), Solange Almeida (dia 28), Amado Batista (dia 29), Edu & Maraial e Casaca de Couro (dia 30). Na visão do prefeito o turismo de eventos fortalece a economia da cidade.

A FESTA SERÁ TERCEIRIZADA

Uma parcela da população não é favorável a festas porque acha que o dinheiro investido deveria ser destinado a outros setores da administração, como a Saúde e Educação. Entretanto, o prefeito, numa entrevista coletiva com a imprensa, declarou que uma quantia significante dos recursos é resultante da ajuda do Governo através da Bahiatursa e parte da ajuda é da classe empresarial.

   A intenção do prefeito nos próximos anos é terceirizar a festa, como já acontece em Salvador e outras cidades, a exemplo de Ibicuí, onde o município não faz nenhum investimento.

A cidade de Ibicuí hoje vive em função do São João, em que os moradores alugam suas casas no período da festa e durante o ano trabalham no fabrico de camisas e lembranças pra vender nos festejos.

A SAÚDE NO BRASIL

O Brasil ultrapassa os 200 milhões de habitantes, com mais de 150 milhões dependendo exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, ter assistência médica privada é o segundo “objeto de desejo” do brasileiro, perdendo somente para a casa própria. O SUS projetado, concebido e desejado é bastante diferente daquele com que nos deparamos no cotidiano, fragilizando prefeituras que se deparam equilibrando finanças em uma conta que não fecha para atender uma demanda crescente.

O resultado está nos noticiários em nível nacional mostrando o estado de sucateamento da Saúde em todo o Brasil e o drama de cidadãos fragilizados. Em Teixeira de Freitas, que atende toda região e só ela paga a conta, é uma situação perversa. É preciso que o Governo do Estado agilize a colocação do Hospital Municipal no consórcio para ratear as despesas.

AQUECIMENTO DAS CAMPANHAS

Depois dos festejos juninos e da Copa do Mundo, as campanhas eleitorais serão aquecidas, mesmo com a indiferença dos eleitores nesta próxima eleição. Nunca teve, depois da redemocratização, uma campanha eleitoral com tantas incertezas como esta. Em pesquisas recentes aqui na região o número de eleitores que não definiu ainda em quem votar para deputado estadual chega a 82%, como é o caso de Alcobaça.

   Em Teixeira de Freitas a grande maioria dos eleitores quer votar nos candidatos da terra.

Na eleição passada, dos sete candidatos que tiveram acima de mil votos, seis eram de Teixeira. Foram eles, na seguinte ordem: Temóteo Brito, Marta Helena, Lucas Bocão, Erlita Freitas, Edinaldo Rezende e Gilberto do Sindicato, o sétimo mais votado foi o atual deputado Robinho, que teve 1.050 votos, que pretende pelo menos dobrar na próxima eleição.

GUERRA ENTRE BRITO X PINTO

Durante o mandato de João Bosco, quando houve o rompimento do grupo dos Pinto com o prefeito, na medida que as rádios desgastavam João Bosco, quem mais cresceu nas pesquisas foi Marta Helena, que chegou a ter 40% como pré-candidata a prefeita. A história está se repetindo, na medida em que as rádios Pintistas procuram desgastar o prefeito, quem pode estar crescendo são os candidatos que não apoiam nenhum dos dois grupos políticos, no caso, Caio Checon e Marta Helena.

Se os dois saírem fortalecidos na próxima eleição de deputado serão fortes candidatos a prefeito, e se os dois se unirem ficam praticamente imbatíveis. Principalmente se tiver mais 3 candidatos dos outros grupos políticos: Temóteo, João Bosco e Uldurico Pinto. Uma vez que dificilmente estes 3 voltam a se unir na política.


Por Dilvan Coelho/Foco no Poder

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem


Curta, deixe nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos



Deixe seu comentário