Destaque

A Lei é para todos

22/05/2018 - 15h44

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

O ex-prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bitencourt, foi denunciado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) ao Ministério Público Estadual (MP-BA) para que seja apurada a prática de ato criminoso ou de improbidade administrativa na contratação direta de empresas no exercício de 2015.

Na sessão realizada nesta quarta-feira (16), o relator do processo, conselheiro Fernando Vita, multou o gestor em R$5 mil. Também foi determinado o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$91.789,09 com recursos pessoais, em razão da ausência de comprovação da efetiva prestação dos serviços pelas empresas Safatec Informática e Cidade Consultoria e Assessoria.

A denúncia do TCM cabe recurso. As contas de João Bosco ainda não foram julgadas pela Câmara de Vereadores. Mesmo o ex-gestor podendo ser candidato a deputado estadual, dificilmente se elege devido aos desgastes da sua gestão.

A LEI É PARA TODOS

O juiz Sérgio Moro afirmou neste domingo (20), na cerimônia de formatura da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, “que ninguém está acima da lei” e que esta é uma lição não só para o Brasil, “mas até para democracias maduras”.

   “Nunca se esqueçam da pedra angular das nações democráticas, que é o estado de direito. Isso significa que todos têm igual proteção da lei. Isso significa que é preciso proteger os mais vulneráveis. Mas, também significa que ninguém está acima da lei”, disse.

   “Essa é uma lição não só para o Brasil, mas até para democracias maduras”, emendou.

Moro foi o principal orador da cerimônia. Antes dele, a função foi exercida pelos então presidentes dos EUA George W. Bush (2001) e Barack Obama (2009) e pelo então secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan (2000), entre outros. Em 2017, o convidado foi o vice-presidente americano, Mike Pence.

EXPOSIÇÃO DE ITAPETINGA

Aconteceu mais uma vez a Exposição anual de Itapetinga, com sucesso absoluto, de público e de vendas. Os políticos das mais diferentes correntes desfilaram por Itapetinga a cata de apoios, inclusive o candidato a governador José Ronaldo, que foi recepcionado pelos dois grupos que hoje ocupam o poder, liderados pelo prefeito Rodrigo Haje (PMDB) e o seu vice Renan (DEM).

   Vários deputados federais e estaduais lá estiveram à cata de votos, uma vez que em Itapetinga não tem candidatos da terra – o que facilita o avanço de candidatos de fora.

O que não acontece em Teixeira, que tem seus candidatos, mesmo assim acredita-se que na Exposição desse ano em Teixeira, que irá acontecer no mês de setembro, nas vésperas da eleição, e virão candidatos de todos os recantos da Bahia. O que se notou em Itapetinga foi a ausência de Rui Correria.

A REELEIÇÃO SERÁ DIFÍCIL

Devido ao fato das prefeituras estarem atravessando grave crise econômica e os políticos de modo geral estarem desgastados, a reeleição para prefeito não será uma tarefa fácil. O primeiro teste será a eleição de deputado, que servirá de termômetro. O prefeito que não conseguir mostrar força eleitoral dando uma votação expressiva a seus candidatos, dificilmente terá folego para se reeleger ou eleger o sucessor.

No Sudoeste da Bahia, na eleição passada, em 13 municípios ninguém conseguiu se reeleger ou eleger o sucessor. Aqui no Extremo Sul, com exceção do Prado, que é de porte médio, os 3 municípios aonde os prefeitos conseguiram se reeleger foram os menores, Vereda, Lajedão e Jucuruçu, assim mesmo apertados. Em todos eles as eleições foram questionadas na justiça, com exceção de Jucuruçu, que reconduziu a carismática prefeita Uberlândia.


Por Dilvan Coelho/Foco no Poder

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem


Curta, deixe nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos



Deixe seu comentário