Destaque

Agnaldo da Saúde apresenta projeto de lei para realização de exame preventivo do câncer de próstata

09/05/2014 - 18h02
Aguinaldo da Saude

O vereador Agnaldo da Saúde apresentou na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas realizada na terça-feira, 7 de maio, um projeto de lei que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a detecção precoce do aumento dos níveis de antígeno superficial da próstata‏ (PSA), no âmbito do município de Teixeira de Freitas e dá outras providências.

Em sua justificativa para apresentação do projeto, o vereador argumentou que este projeto de lei objetiva facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços básicos de saúde.

Na maioria das vezes, os homens procuram os médicos apenas quando aparecem os primeiros sintomas, ou, quando a doença está mais avançada. A falta de orientação ainda é o principal problema enfrentado, e a prevenção é o melhor mecanismo, mais seguro para controlar doenças.

O vereador ainda sugere que durante as comemorações do “Novembro Azul” o exame seja oferecido gratuitamente nas unidades básicas de saúde para homens com idade acima de 45 anos, ou, 40 anos quando houver histórico de câncer de próstata na família.

Também durante o Novembro Azul, segundo orientação do edil, será dispensada a necessidade de pedido médico para realização do exame, bastando que o paciente se dirija a uma unidade de saúde e solicite o procedimento.

O projeto agora segue para as comissões e posteriormente será apresentado ao plenário para discussão e votação.

Por Jotta Mendes/Repórter Coragem


Deixe seu comentário