Destaque

Candidatos de fora

13/08/2018 - 14h28

MEIOS DE INFORMAÇÕES

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o perfil do eleitorado nas eleições de 2018 indica que os 71% brasileiros pretendem se informar por fontes tradicionais de notícias (televisão, rádios, jornais e revistas impressas).

Quando considerados sites de veículos tradicionais, esse número sobe para 84%. Redes sociais e blogs são utilizados como fonte de informação sobre os candidatos por 26% dos eleitores, mas apenas 5% utilizam as redes como fontes exclusivas.

Baseado nestas informações se conclui que os que tiverem maior tempo no programa eleitoral gratuito, passam a ter mais chance de vencer as eleições para os cargos executivos em 2018.

QUEM TEM MAIOR TEMPO

Segundo dados divulgados pelo TSE, quem tem maior tempo é Geraldo Alckmin com 5,5 min, seguido do candidato do PT, que deverá ser Haddad com 2,2 min, em terceiro lugar Henrique Meirelles com 1,5 min, os demais candidatos todos têm menos de 30 segundos.

   Se o tempo no programa eleitoral vai ser decisivo na informação dos eleitores, sendo assim, os dois mais prováveis para ir para o segundo turno é Alckmin e Haddad.

Porém Bolsonaro pode surpreender e até mesmo ganhar a eleição no primeiro turno. Se a onda tomar conta do País, poderá se tornar no fenômeno que foi Fernando Collor de Melo em 1990. O povo brasileiro está desiludido, por isso tudo é possível acontecer.

ELEIÇÕES NA BAHIA 

Sem dúvida que as pesquisas mostram que Rui Costa é o favorito, para vencer as eleições na Bahia. Porém na política nada é definitivo tudo pode mudar de uma hora pra outra. Alguns analistas políticos já admitem a hipótese de dar segundo turno na Bahia, devido ao provável crescimento de João Henrique com o apoio do PSL o partido de Bolsonaro.

Se João Henrique atingir o patamar de 12% e os outros candidatos atingirem 10% e José Ronaldo chegar a 33%, juntos somam 55%, já consolida o segundo turno. Caso isso venha acontecer Rui Costa corre o risco de perder a eleição.

Um fato é de se levar em consideração, o voto anti-petista poderá derrotar o PT e aliados, como aconteceu nas últimas eleições de prefeito nas capitais do Brasil.

CANDIDATOS DE FORA

O fato do ex-prefeito João Bosco, que teve as contas rejeitadas, definitivamente não será mais candidato a deputado, os votos petistas serão fracionados e as lideranças do PT apoiarão candidatos de fora. O prefeito Temóteo Brito oficialmente ainda não declarou em quem votar para deputado. Enquanto isso, os candidatos de fora estão entrando em Teixeira de Freitas com mais intensidade.

   Recentemente o prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, que antes respeitava o espaço de Teixeira e só vinha até Itamaraju, agora está entrando em Teixeira com a filha, a advogada Larissa Oliveira, pré-candidata a deputada estadual.

Outro nome de fora que está se fortalecendo é Paulo Câmara, pré-candidato a deputado estadual. Mesmo assim, os candidatos da terra terão a maioria dos votos.

CANDIDATOS EM TEIXEIRA

Na eleição de 2014, em Teixeira de Freitas teve 8 candidatos com mais de mil votos, sendo que 6 foram de Teixeira, um da região que foi Robinho e outro de fora, o Pastor Sargento Isidorio. Dos 8 apenas 2 foram eleitos. Por isso Robinho passou ser o representante de Teixeira junto ao governo e indicou os cargos, como o Ciretran, Dires e Adab.

Com o trabalho desses órgãos, principalmente no Ciretran, Robinho aumentou a possibilidade de ter mais votos em Teixeira e com o provável apoio do prefeito Temóteo Brito, certamente terá uma votação mais expressiva.

Para deputado federal, Ronaldo Carletto que foi o 6º mais votado com 2.200 votos poderá ficar entre os 3 mais votados, com o apoio de Temóteo.


Por Dilvan Coelho/Foco no Poder

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem

Curta, deixe nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos



Deixe seu comentário