Destaque

Caso Gel Lopes: delegado Marcus Vinícius desmentiu prefeito João Bosco e secretário de Segurança

06/05/2014 - 18h12
“Caso Gel Lopes” delegado fala sobre investigação diz que HD com imagens foi apreendido (2)

Ainda repercute a nível regional as declarações do delegado Marcus Vinícius, coordenador da 8ª Coorpin, feitas durante a coletiva de imprensa na tarde de quinta-feira, 30 de abril, em que, pela primeira vez, falou sobre o caso Gel Lopes, trazendo à tona diversos pontos convergentes com declarações dadas à imprensa por prepostos da administração municipal de Teixeira de Freitas.

A coletiva de imprensa que só foi realizada em razão da série de cobranças em torno do silêncio do delegado não trouxe qualquer fato novo sobre o caso Gel Lopes, apenas foi, praticamente descartadas pelo delegado, duas possíveis motivações para o crime que teriam sido levantadas por ele mesmo: tráfico de drogas e crime passional.“Caso Gel Lopes” delegado fala sobre investigação diz que HD com imagens foi apreendido (3)

Mas, uma declaração considerada corajosa e importante foi dada pelo delegado-coordenador Marcus Vinícius, que preside o inquérito que apura a morte do jornalista, que seria sobre as filmagens do videomonitoramento da praça da Bíblia, local onde Gel Lopes teria ficado por cerca de duas horas antes de morrer no dia do crime.

Tão logo as cobranças por essas imagens foram levadas ao ar na Rede Sul Bahia de Comunicação, na época pelo ex-deputado Uldurico Pinto, houve por parte da administração municipal uma convocação de coletiva de imprensa, direcionada de forma exclusiva aos veículos chapa branca, que foram chamados ao gabinete do prefeito, onde João Bosco e o coronel Calheiros, secretário de Segurança com Cidadania do município, falaram sobre o assunto.

Na referida entrevista o prefeito e coronel falaram que as imagens haviam sido disponibilizadas ao delegado. Calheiros chegou a dizer que ele mesmo teria dito ao delegado que não precisaria sequer de ofício, que ele levaria pessoalmente as imagens, em seguida teria ido à sede da 8ª Coorpin e entregado um pen drive, onde, supostamente, estariam todas as imagens do videomonitoramento da praça.“Caso Gel Lopes” delegado fala sobre investigação diz que HD com imagens foi apreendido (4)

Ocorre que depois de receber o pen drive, o delegado Marcus Vinícius teria ido conferir as imagens e constatou que havia apenas cerca de 10 minutos de filmagens, com sinais evidentes de que as imagens poderiam ter sido editadas.

O delegado, então, teria ido até o local onde fica o HD em que as imagens teriam sido armazenadas e o apreendido. Pelo menos foi isso que ele declarou na entrevista coletiva realizada no dia 30. Ele deixou claro repetindo por diversas vezes que ele teria apreendido o HD, ao contrário do que teria sido dito pelo coronel e o prefeito.

Para que você entenda melhor vamos explicar o que é apreender

Significado de apreender

v.t.d. Entender mentalmente; compreender: às vezes, é árduo entender o significado de alguns textos.

Provocar a apreensão de algo ou alguém; apanhar: apreendeu-lhe o dinheiro para que não gastasse.

P.ext. Apossar de algo que lhe pertence por direito; apropriar-se judicialmente de algo; confiscar: os policiais apreenderam as mercadorias roubadas; apreender propriedades fiscais.

v. pron. Figurado. Possuir um sentimento de preocupação; estar inquieto; inquietar-se: seu coração apreendia-se com aquelas dúvidas.

Fazer apreensão. Tomar ou confiscar: apreender documentos.

(Etm. do latim: apprehendere).

Bom, então dá para entender que apreender é fazer algo contra a vontade de quem está sob poder de determinado objeto, mediante autorização judicial, ou, ordem da autoridade policial, que, neste caso, foi o que houve – o HD foi apreendido por ordem do delegado Marcus Vinícius. Ficando evidente que não houve por parte do prefeito ou do secretário boa vontade em ceder o material.

O referido HD, segundo declaração do delegado, foi enviado para perícia técnica em Salvador, o que deve constatar se houve, ou, não, adulteração.

Por Jotta Mendes/Repórter Coragem


Deixe seu comentário