Destaque

Deputados da região

27/08/2018 - 14h47

PESQUISA NA BAHIA

A pesquisa do Ibope na Bahia, divulgada na última quarta-feira (22/8), foi uma verdadeira ducha de água fria na oposição. Rui Costa apareceu com 50%, José Ronaldo 8%, João Henrique 3%, os outros quatro candidatos juntos somaram 5%, Brancos/nulos 22% e Indecisos 12%.

Como a tendência dos indecisos é votar em quem pode ganhar a eleição, com isso se a eleição fosse hoje, Rui Costa ganharia no primeiro turno com larga vantagem.

Como a eleição será no dia 7 de outubro, tudo pode acontecer, mas dificilmente o cenário vai mudar, a não ser que aconteça um fato novo. A vitória de Rui Costa na Bahia pode ser a única vitória petista nos estados, o que leva o PT a permanecer no poder por 16 anos ininterruptos.

CENÁRIO NACIONAL

Podemos afirmar com segurança que nunca houve um quadro com tantas incertezas como está acontecendo na política nacional nesta eleição. Ninguém pode prever com segurança quem irá pra o segundo turno, isto é, se acontecer. Se a campanha de Bolsonaro virar uma onda gigantesca, poderá ganhar a eleição no primeiro turno.

   Segundo alguns analistas, esta é a única chance de Bolsonaro ganhar, pois se a eleição for para segundo turno, dificilmente ele ganha a eleição.

Num eventual segundo turno entre Bolsonaro e Haddad o eleitor de Alckmin votará em Haddad, se a disputa for entre Bolsonaro e Alckmin, o eleitor Haddad deverá votar em Alckmin. Portanto a chance de Bolsonaro ganhar é no primeiro turno.

DEPUTADOS DA REGIÃO

Na última eleição em 2014 foram eleitos da região 3 deputados federal, Ronaldo Carletto, Valmir Assunção e Uldurico Junior; e dois estadual, Robério Oliveira e Robinho ex-prefeito de Nova Viçosa, sendo que Robério renunciou dois anos depois para ser prefeito de Eunápolis.

Nesta eleição a região deveria se empenhar para eleger um maior número de representantes, com isso a região só teria a ganhar. Quem colocou maior volume de emendas para Teixeira de Freitas foi Ronaldo Carletto, que colocou R$ 6,5 milhões, durante o mandato do prefeito Temóteo Brito.

Portanto nada mais justo que sua votação venha aumentar e possa chegar pelo menos a 5 mil votos, uma vez que em 2014 ele obteve 2.200 votos. É provável que Ronaldo venha ser o deputado federal mais votado da Bahia.

AGRICULTURA FAMILIAR

A região do Território do Extremo Sul, que é composta por 13 municípios, vem se fortalecendo com a Agricultura Familiar e principalmente com a mandiocultura, que hoje é uma grande produtora de farinha.

   Em recente evento acontecido na Ceplac no último dia 24 de agosto foi debatido sobre a produção de mandioca visando aumentar a produtividade e também sobre a farinheira sustentável que aproveita melhor a cadeia produtiva da mandioca.

Só no município de Alcobaça possui hoje cerca de 400 farinheiras, mas ainda no modelo tradicional. Na farinheira sustentável a forma de economizar energia é o uso de energia solar, como sugeriu Lucio Aguiar agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste.

FEIRA DA AGRICULTURA

A Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas estará realizando a 2ª Feira da Agricultura Familiar na Praça da Bíblia, no dia 31 de agosto a partir das 8h. Além dos produtos hortifrutigranjeiros serão comercializados também produtos de artesanatos fabricados através da economia solidária.

O secretário de Agricultura, Dori Neves solicita o apoio de todos para prestigiar a Feira com o objetivo de fortalecer, cada vez mais, a nossa economia, através do trabalho do homem do campo.

Queremos parabenizar o secretário e toda sua equipe, que vem fazendo um grande esforço no sentido de dar apoio ao homem do campo para que ele possa produzir mais com melhor condição de vida, ajudando fixar o homem no campo.


Por Dilvan Coelho/Foco no Poder

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem

Curta, deixe nos comentários a sua opinião e não esqueça de compartilhar com os amigos



Deixe seu comentário