Destaque

Desequilíbrio emocional

09/04/2018 - 15h35

A prisão de Lula

Sem dúvida que a prisão de Lula é um fato histórico. Porém, mostra que a Lei é para todos. “Dura Lex Sed Lex”. A Lei é dura, mas é a Lei. A dúvida que pairava de que Lula iria se entregar não aconteceu. Um fato é certo, a prisão de Lula vai nos levar à eleição mais imprevisível do País após a democratização.

Na pesquisa de janeiro, apesar de 53% acharem que ele deveria ser preso, 56% duvidavam que isso aconteceria de fato. Além de dividir as opiniões, mesmo na prisão, Lula permanece como personagem central da eleição. Na realidade transformou a prisão dele em um ato político, e sair de vítima para o seu eleitor.

E agora como será?

O Data Folha já havia mostrado em sua última pesquisa, feita em janeiro, o crescimento expressivo das taxas de voto branco e nulo quando o petista não era relacionado na lista de candidatos. No primeiro turno, o índice alcançava até 32% em simulação onde Jair Bolsonaro (PSL) assumia a liderança com 20% das menções. Nessa situação, o deputado era seguido por Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), com 13% e 11% das intenções de voto, respectivamente.

   Acredita-se que com a saída de Lula do cenário político, a candidatura de Bolsonaro entre em declínio, isso porque o discurso anti-Lula fica esvaziado, e é isso que Bolsonaro representa.

ACM Neto desistiu

Às vésperas de encerrar o prazo para desincompatibilização, o prefeito de Salvador resolveu desistir da candidatura. Sem dúvida que com a prisão de Lula a candidatura de Rui Costa perde força e as chances de Neto vencer as eleições seriam maiores. O prefeito de Salvador decidiu, na apagar das luzes que não seria mais candidato ao governo do Estado. Neto falou que estava seguindo o que seu coração falava. O candidato de Neto é José Ronaldo o competente prefeito de Feira de Santana, a maior cidade do interior da Bahia.

Em Feira de Santana e região Zé Ronaldo que está no 4º mandato é respeitado porque sempre fez excelentes administrações. Pode ser que sua candidatura decole, principalmente se a de Rui Costa tiver mais abalos, como a provável punição de Jacques Wagner, agora que saiu da Secretaria e perdeu o Foro Privilegiado.

Candidaturas a deputado

Com a definição de que ACM Neto não ser mais candidato ao governo da Bahia, as candidaturas a deputado de Teixeira aliados de Neto perdem força. O deputado federal Uldurico Jr. aproveitou a janela e mudou de partido e foi para o Partido Pátria Livre (PPV) e provavelmente Lucas Bocão deverá acompanha-lo. As duas candidaturas são as que hoje têm maior densidade eleitoral em Teixeira. A dobradinha entre Caio Checon e Jonathan Molar, do Solidariedade, também deveria estar aliada com Neto.

   Sem dúvida que será uma boa queda de braço entre as duas duplas, em Teixeira. Os outros candidatos deverão apoiar nomes de fora para fazer dobradinha, com isso, perdem competitividade.

A preferência do eleitor de Teixeira hoje é votar em candidatos da terra. Acredita-se que 60%, ou mais, dos votos apurados, serão destinados aos candidatos da região.

Desequilíbrio emocional

O vereador Marcílio Goulart (PT), na última reunião da Câmara de Vereadores, em 04/04, mostrou completa falta de equilíbrio emocional, pelo fato de ter sido questionado pela imprensa da sua postura dúbia, querendo ser da base de apoio do prefeito para levar vantagens e, ao mesmo tempo, fazendo discursos duros na tribuna da Câmara em oposição ao prefeito.

Marcílio proferiu, talvez, o discurso mais desastrado da Casa Legislativa de Teixeira de Freitas (BA). Ele ofendeu colegas, desafiou a imprensa, destilou palavras de ordem defendendo o ex-presidente Lula, desqualificando a todos que ousarem pensar de forma diferente da dele, denotando forte vocação para o despotismo. Ainda bem que Lula está na cadeia!


Por Dilvan Coelho/Foco no Poder

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem


Leia também:



Deixe seu comentário