Destaque

Dupla exoneração e nomeação do “bi-secretário” Henrique da Ceplac levanta suspeita sobre quem manda na gestão João Bosco

10/04/2014 - 09h27
henrique

Um fato, no mínimo, estranho, dos bastidores da administração municipal de Teixeira de Freitas veio a público na quarta-feira, 9 de abril, deixando dúvidas sobre quem realmente manda na administração.

José Henrique Gonçalves da Cruz, o “Henrique da Ceplac”, que vem há algum tempo acumulando a titularidade das secretarias de Infraestrutura e Agricultura, teria sido exonerado das duas secretarias. Até ai tudo bem, o prefeito tem direito de exonerar e nomear quem ele bem entender, afinal, quem responde pela gestão é ele.Exoneracao Henrique AgriculturaExoneracao Henrique Infraestrutura

Ocorre que a exoneração foi no dia 8 de abril, publicada no Diário Oficial do Município, sendo que no mesmo dia o secretário foi novamente nomeado e novamente publicado no Diário Oficial, o que levanta dúvidas de que o prefeito João Bosco Bittencourt pode ter sofrido pressão para retornar Henrique ao cargo.Nomeacao de Henrique agriculturaNomeacao de Henrique Infraestrutura

É de conhecimento de toda a população que a relação de Henrique com João Bosco nunca foi de amizade. Apesar de os dois serem filiados ao mesmo partido, o (PT), eles nunca falaram a mesma língua, sendo que Henrique já chegou a peitar João na disputa por quem seria o candidato do partido a prefeito de Teixeira de Freitas.

Ao que tudo indica João Bosco teria sofrido pressão externa do seu partido, quem sabe em nível de Estado, para que Henrique retornasse ao cargo. Se isso, de fato, aconteceu, Henrique voltou com mais força e vai impor a João algumas condições de agora em diante, já que ficou evidente que tem mais força que João dentro do partido no âmbito estadual.

O fato que pode ter levado João Bosco e exonerar Henrique é que ele vem causando inúmeros constrangimentos para o prefeito, quando toma medidas impopulares, tais como a tentativa de acabar com o ponto de mototáxi em frente ao HMTF, que acabou gerando um protesto da categoria e um desgaste para João Bosco.

O que pode ter feito João ter nomeado novamente Henrique é que nos momentos mais críticos da vida de João, nos últimos anos, Henrique é que foi a campo tentar apagar o fogo. Como no caso Facebook, com este trunfo na mão, Henrique pode ter colocado João contra a parede e ter lhe obrigado a aceitar que ele continue titular nas duas secretarias.

Com isso fica uma dúvida: quem manda na administração municipal? O prefeito João Bosco, ou, Henrique da Ceplac?

O certo é que com o episódio Henrique ficou ainda mais forte dentro do governo; aguarde cenas do próximo capítulo.

Por Jotta Mendes/Repórter Coragem


Deixe seu comentário