Destaque

Impasse na oposição da Bahia poderá levar a ter quatro candidatos a governador

27/03/2014 - 19h25
Paulo Souto, Geddel, Lidice e Rui Costa

Existe uma famosa frase de ACM, de que a oposição só se une em velório. Na Bahia está sendo cogitado a oposição se unir para enfrentar o candidato de Jaques Wagner, ao governo do Estado. Os dois nomes da oposição mais fortes é Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB). Acontece que nenhum dos dois está querendo ceder para o outro e termina os dois saindo candidatos. Existe também a candidatura de Lídice da Mata (PSD) para dar palanque a Eduardo Campos na Bahia.

ACM Neto, Paulo Souto e Geddel

Se realmente foi esse o quadro haverá quatro candidatos na Bahia, com isso provavelmente levará a eleição para o segundo turno, mesmo porque a candidatura de Lídice da Mata tira votos do candidato de Jaques Wagner, o Rui Costa. Havendo segundo turno, deverá ser entre o candidato do governo e um nome de oposição, que poderá ser Paulo Souto ou Geddel, sendo que Lídice dificilmente chegará ao segundo turno.

No segundo turno, tudo vai depender da eleição presidencial. Se Dilma ganhar irá jogar pesado pare eleger o candidato do PT, inclusive Lídice da Mata também deverá apoiar o candidato do PT. O maior puxador de votos da oposição é ACM Neto, resta saber se ele vai ter realmente interesse em eleger um nome que não irá abrir mão depois para ele ser candidato a governador em 2018.

Por outro lado se Jaques Wagner eleger Rui Costa ele também não vai abrir mão para a volta de Wagner. Com isso essa eleição passa a ser uma eleição atípica, em que os dois principais cabos eleitorais Wagner e Neto hipoteticamente não têm interesse em eleger seus candidatos. Portanto fica difícil prever o desenlace desta campanha que aparentemente nenhum candidato é favorito.

Por Dilvan Coelho/Foco no Poder


Deixe seu comentário