Destaque

Para Ronaldo Baitakão, Câmara é tolerante com os desmandos do Executivo em Teixeira de Freitas

23/04/2014 - 11h59
Ronaldo Baitakão

A declaração do presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, Ronaldo Baitakão, ocorreu durante sua participação no programa de Lucas Bocão, na tarde de terça-feira, 22 de abril, quando o vereador participou ao vivo do programa, respondendo a perguntas de Lucas Bocão, Tyago Ramos e Uldurico Júnior, além de questionamentos ao vivo feitos por ouvintes do programa.

Durante sua participação, Ronaldo esqueceu o verdadeiro papel do vereador, que é de fiscalizar, passando a fazer uma verdadeira defesa ao Executivo, tentando a todo custo justificar a inércia deste poder em Teixeira de Freitas.

Chegando a considerar absurdo o gasto com a saúde pública em Teixeira de Freitas, alegando que estes recursos usados na saúde poderiam ser utilizados em patrolamento de ruas, serviços de drenagem e outros serviços básicos da administração.

Ronaldo chegou a se gabar por ter ido três vezes, durante 16 meses de mandato, ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), como se nesse período o prefeito tivesse prestado contas por apenas três vezes, ou, se ir tantas vezes ao TCM foi um grande feito do seu pífio mandato.

Ronaldo também admitiu que recebeu cargos dentro da administração, mas, que eles não vão lhe tirar o poder de fiscalizar os atos do prefeito, mas, admitiu que a Câmara tem sido tolerante ao erros do prefeito, tolerância essa que deve ser motivada pela farta distribuição de cargos aos edis.

Durante sua fala à noite na tribuna da Câmara, Ronaldo ainda tentou enaltecer o fracasso de sua pífia participação, alegando que tem visitado distritos e povoados, levando patrolamento, polícia para onde não tem, e emendou: “Esses 19 vereadores estão trabalhando, foram mais de 1.000 indicações apenas este ano, muitos pedidos de providências, diversas reuniões com secretários”, concluiu Ronaldo.

Ele só se esqueceu de citar que o papel de fiscalizar foi esquecido, em 16 meses de mandato, o presidente admite que apenas por três vezes foi ao TCM. Isso demonstra a pouca importância que o edil dá ao trabalho de fiscalizar o Executivo, haja vista que, a prestação de contas é feita todo mês, o que significa que quem é pago para fiscalizar deveria ter ido pelo menos 16 vezes ao TCM, ou seja, Ronaldo está devendo 13 visitas, no entanto, ainda se orgulha disso.

Diante da inércia em fiscalizar o Executivo é que a cidade vive um verdadeiro desmando administrativo. Ao deixar de fiscalizar em troca de cargos, os vereadores são os responsáveis pela ineficiência administrativa do Poder Executivo em Teixeira de Freitas.

Por Jotta Mendes/Repórter Coragem


Deixe seu comentário