Política

PSD pode indicar vice de Pelegrino em Salvador

16/03/2012 - 13h11

O Partido Social Democrata (PSD) inicia suas estratégias eleitorais avançando pelo interior do Estado com a formulação das pré-candidaturas e na capital baiana já é colocado como um dos protagonistas no projeto que poderá conduzir o PT pela primeira vez ao Palácio Thomé de Souza. Líderes nacionais do partido estarão em Salvador na próxima terça-feira em um comício-seminário no Gran Hotel Stella Maris, a partir das 9h, para ratificarem as táticas de crescimento e a parceria com os petistas no Estado.

O encontro, que contará com a presença do presidente nacional da legenda, prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do presidente estadual, o vice-governador Otto Alencar, e demais lideranças, vai servir para oficializar o apoio ao pré-candidato do PT à Prefeitura de Salvador, deputado federal Nelson Pelegrino. Entretanto, além do apoio, a grande expectativa surge em torno do fato de o PSD indicar o vice na chapa de Pelegrino.

Nos bastidores, há informações de que a sigla irá sugerir o nome do deputado estadual Alan Sanches, considerado um dos campeões de votos na cidade, para fortalecer a composição petista.

No entanto, segundo Otto, não é isso que motiva a aliança declarada ao petista. “O apoio é espontâneo. Não existe sentimento de apoio com troca. Vamos deixar isso de vice para o PT e o governador decidir com todos os aliados”, descartou. Segundo ele, a perspectiva é muito boa em relação ao encontro, que contará também com representantes da UGT, força sindical ligada ao partido.

O deputado Alan Sanches também desconversou sobre a possível conjuntura. “É natural pela força que o PSD possui, por se tratar da segunda maior bancada na Assembleia e ser o primeiro partido a oficializar apoio a Pelegrino, mas não existe nada neste sentido.  O certo é que estamos vestindo a camisa do projeto e indo para ganhar essa eleição com o PT”, frisou.

Líder do PSD na AL, o deputado Gildásio Penedo disse que o evento será importante pelo fato de a Bahia ter sido um dos estados pioneiros na criação da sigla, além de contar com a força da UGT e de suas “expressivas lideranças”. Sobre a possibilidade de indicação da candidatura de vice, Penedo deixou claro que ainda não há definições, porém não descartou a hipótese.

“Isso é algo que pode ir avançando com o caminhar do processo. O deputado Alan Sanches é uma figura com base consolidada em Salvador”, disse.   

Apesar de as principais lideranças pessedistas ponderarem, é certo que nos bastidores a costura pela vice está em fase de avanço. O próprio Nelson Pelegrino frisou que esse pode ser um dos caminhos.

“Alan é um grande nome, sendo um dos mais votados em Salvador”, citou. Conforme Pelegrino, sua intenção no momento é formar uma grande frente partidária, e o PSD engloba parte importante nesse projeto.

Lílian Machado/tribunadabahia


Deixe seu comentário