Colunistas

Sai João Bosco, o prefeito pop star, e entra Timóteo Brito, o prefeito operário

09/11/2016 - 18h56
Pensando com Coragem novo texto

Amigo, estou de volta com nossa coluna! Nosso entusiasmo pela escrivinhação, cada dia que passa é maior, no entanto, nosso tempo, é, às vezes pouco, e a preguiça também, nos faz deixar de escrever semanalmente nossa coluna! Não é falta de assunto, pois assunto existe os diversos. É o acumulo de funções que junta com o cansaço físico acaba nos afastando da escrita semanal, mas vamos a mais uma coluna.

A vitória de Temóteo Alves de Brito, o Timóteo Brito, nas eleições 2016 em Teixeira de Freitas, pode significar mais que uma simples vitória; pode significar a troca do prefeito pop star João Bosco pelo prefeito operário, Timóteo Brito.

Antes de se tornar prefeito de Teixeira de Freitas João Bosco Bittencourt perdeu 4 eleições seguidas, sendo duas para prefeito, uma para deputado federal e uma para estadual.

Nem mesmo a difícil trajetória até a vitória tirou de João Bosco o “Sapato alto” que ele passou a usar desde que venceu as eleições em outubro de 2012.

Uma semana depois da vitória, em 2012, João Bosco aonde ia estava acompanhado de um staff de mais de 20 pessoas. O prefeito parecia mais um artista que um político que vinha de 4 derrotas.

Além disso, era só saber que tinha uma festa nos 21 municípios do extremo sul, que lá ia João Bosco com todo o seu staff. Parecia até que o próximo posto a ser disputado pelo alcaide seria o de governador, ou até mesmo presidente.

O discurso mais parecia o do presidente dos Estados Unidos; longo, cansativo e cheio de palavras vazias tentado emocionar a plateia e recebendo aplausos apenas do seu staff.

Tinha gente que parecia que era pago apenas para acompanhar o prefeito e o aplaudir. Você não conseguia ver essa pessoa fazendo nada, mas onde o prefeito estava lá estava o staff de bajuladores.

O staff de bajuladores de João atendia pelo nome de assessoria de imprensa.

Assessoria essa que mal sabia distribuir um release. Tinha momentos que chegava a ser hilária a famosa assessoria de imprensa de João, que chegou a distribuir release de limpeza de cemitério, reforma de garagem, patrolamento de ruas e até pintura de faixa. Quem não se lembra da famosa foto de João pintando a faixa, como se aquilo fosse a melhor obra que a administração tinha feito?

João Bosco mostra a faixa

O staff de João se comportava como se João fosse perpetuar no poder.  Perseguia a imprensa, que deveria ser parceira, brigavam entre si e muitas outras hilaridades.

Mas como diz o ditado: “um dia a casa cai“. E caiu.

João Bosco perdeu a eleição e seu staff de paparazzi vai entrar para história como aprendizes de espetáculo circense. Os quais faziam do povo o grande palhaço.

Agora sai João Bosco, o pop star, e entra Timóteo Brito, o operário.

Desde que ganhou a eleição 2016, que o prefeito eleito Timóteo Brito tem viajado constantemente a Brasília, Salvador e outras cidades em busca de investimentos para Teixeira de Freitas para quando assumir, a partir de 1 de janeiro de 2017. No entanto, em nenhuma viagem Timóteo levou consigo qualquer assessor de imprensa, ou fez questão de enaltecer os encontros que estava fazendo.

O que Timóteo fez até agora foi mostrar o operário que ele é; acorda cedo, dorme tarde e não descansa enquanto não resolve o que tem pra resolver.

A própria origem de Timóteo, o qual sempre esteve ligado a pecuária e agricultura, o faz ser um homem que acorda cedo.

Timóteo também não é muito chegado às redes sociais. Ele reconhece sua importância, mas não é alienado pelas redes sociais, como o prefeito João Bosco. Este aproveita as madrugadas para buscar namoradinhas dispostas a novas aventuras nas redes sociais.

Timóteo parece muito mais disposto a gastar seu tempo no que realmente é necessário, e isso inclui está focado no que quer.

O que Timóteo mais quer neste momento, é como ele mesmo deixou claro na entrevista coletiva que fez no dia 3 de outubro, planejar Teixeira de Freitas pelos próximos 20 anos. Coisa que ele faz há exatos 20 anos, quando foi prefeito pela última vez.

A sede de Timóteo pelo trabalho pode transformar Teixeira no maior canteiro de obras da Bahia. Além de obras Timóteo vai concentrar esforços na atração de empresas e indústrias, que gere emprego e renda para o município, que faça nossa cidade crescer e os nossos jovens sonharem.

Teixeira, com certeza, viverá um momento ímpar com Timóteo Brito, pois hoje ninguém almeja mais o crescimento de Teixeira que ele o novo prefeito eleito que assume a cadeira a parti de 1 de janeiro de 2017.


Jotta Mendes é radialista e repórter



Deixe seu comentário