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Sentimento de mudança

20/08/2018 - 14h59

DEBATE NA BAHIA

O debate que aconteceu na Bahia entre os candidatos ao governo do estado foi marcado pelos ataques a Rui Costa, principalmente nos setores de segurança pública e educação. Rui Costa preferiu não responder diretamente e apenas citou os projetos realizados pelo seu governo para defender sua candidatura.

No final do debate o governador condenou os ataques, e também apontou dados negativos da prefeitura de Feira de Santana para atingir José Ronaldo.

O ex-prefeito de Salvador, João Henrique, focou em tentar limpar sua imagem de que fez uma gestão ruim como prefeito. Além disso, fez questão de mostrar que Jair Bolsonaro é seu aliado. Os outros 3 candidatos levantaram os problemas da gestão estadual.

SENTIMENTO DE MUDANÇA

Diante da situação que o País está atravessando, o sentimento de mudança do povo brasileiro é muito forte. O Palácio do Planalto foi ocupado pelo PT e aliados durante 16 anos, inclusive o atual presidente que foi vice de Dilma nas duas eleições dela.

   Na Bahia o PT está no terceiro mandato e com chance de ir para o quarto, devido a boa avaliação do governo de Rui Costa.

Entretanto a campanha de Bolsonaro e também a de Zé Ronaldo na Bahia estão usando como tema principal a mudança. A continuidade sempre é questionada, e na maioria das vezes a mudança desperta um sentimento muito forte que representa novidade, expectativas e desejos. Que está associado ao progresso, ao avanço e a esperanças renovadas.

INTERNET SERÁ DECISIVA

As próximas eleições podem ficar para história e registrar o fim da era da televisão aberta como o principal meio de informação dos brasileiros para acompanhar a disputa de votos por cargos públicos.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil têm como hipótese a possibilidade de a internet ter mais peso do que nunca na decisão, e mudar em definitivo, a maneira de se fazer campanha eleitoral no país.

Pesquisadores de comunicação e consultores eleitorais assinalam que os 147,3 milhões de eleitores brasileiros escolherão seus representantes sob influência inédita de conteúdos compartilhados nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, em especial no Facebook e no WhatsApp.

NÚMERO DE ACESSOS

O Facebook chegou a 127 milhões de usuários neste ano no Brasil e o WhatsApp tinha cerca de 120 milhões de pessoas ligadas no ano passado (20 milhões a mais do que em 2016). Facebook e WhatsApp não informaram o crescimento de usuários que tiveram entre a eleição de 2014 e até o momento.

   Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SinditeleBrasil), nos últimos quatro anos, o número de usuários de aparelhos celulares 3G e 4G (que permitem acesso a redes sociais) passou de 143 milhões para 188 milhões – diferença de 45 milhões, superior à população da Argentina.

Portanto os candidatos que tem menor tempo na TV podem compensar com a Internet.

ELEIÇÕES EM TEIXEIRA

Pelo fato de Teixeira ser o polo regional do Extremo Sul é quem dá o tom das campanhas eleitorais. Com a saída de sena do ex-prefeito João Bosco por decisão de não se candidatar, as lideranças petistas estão dispersas e devem apoiar candidatos diferentes, pulverizando os votos que seriam direcionados a João Bosco.

Como o prefeito Temóteo Brito está demorando entrar no jogo da disputa, protelando a sua tomada de posição, e também o grupo de Uldurico Pinto ter demorado de tomar a decisão de apoiar José Ronaldo, tudo isso está deixando a política de Teixeira pouco aquecida.

O que se notou depois do dia 15 de agosto, foi um aquecimento das propagandas eleitorais nas redes sociais, porém os candidatos ainda estão encolhidos.


Por Dilvan Coelho/Foco no Poder

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem

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