Colunistas

Trânsito de Teixeira e disputa eleitoral por Dilvan Coelho

23/04/2018 - 11h17

Império Napoleônico

Napoleão Bonaparte foi um dos maiores conquistadores da história da humanidade. Viveu entre 1769 e 1821, portanto, morreu com 52 anos. Criou um exército que parecia imbatível. Por volta de 1810, quase toda a Europa ocidental estava sob seu domínio. A grande exceção era a Inglaterra. Para enfraquecer a Inglaterra, Napoleão decretou o Bloqueio Continental, forçando os países europeus a fecharem os portos ao comércio inglês. Em 1812, os russos romperam o bloqueio contra a Inglaterra. Em represália, Napoleão invadiu a Rússia, com um exército de 600 mil homens. Chegou a Moscou e encontrou a cidade incendiada pelos próprios russos. Vencido, ele retira-se e apenas 30 mil homens conseguiram voltar à França, seu exército foi dizimado pelo rigoroso inverno russo.

Assim caminha a humanidade

Por mais poder que o homem possa acumular tudo é transitório. Salomão, um dos homens mais sábios do mundo deixou escrito em Provérbios que existem três coisas que derrotam o ser humano: o egoísmo, a soberba e a insensatez. Geralmente, quando o homem sobe ao poder, se coloca acima do bem e do mal. Foi assim com grandes conquistadores, a exemplo de Alexandre Magno, que conquistou o mundo e faleceu com 33 anos. Júlio César, que fez grandes conquistas para o Império Romano, foi assassinado pelo próprio filho. Napoleão Bonaparte, que fez da França da maior potência do mundo, morreu na prisão. No Brasil, Getúlio Vargas governou o País durante mais tempo do que os outros, mas se suicidou. Mais recente, Lula se tornou o líder mais popular da nossa história e hoje está atrás das grades. Vida que segue!

Quero ver fazer

Em pronunciamento que foi ao ar em cadeia nacional de rádio e TV na noite desta sexta-feira (20), o presidente Michel Temer criticou a “torcida organizada pelo fracasso” do governo e afirmou que “muitos teimam em não perceber” o que chamou de vitórias e mudança em curso no país.  Na mensagem, Temer desafiou quem “bate” nele e no governo: “Quero ver fazer, quero ver conquistar”.  O presidente discutiu, com auxiliares e ministros, que o pronunciamento serviria para se defender de uma eventual terceira denúncia a ser apresentada pela Procuradoria-Geral da República. Temer atacou, sem nominar, os críticos de seu governo. “Alcançamos, nesses dois anos, vitórias expressivas, recordes após recordes, mas muitos teimam em não perceber a mudança”, completou Temer. O que o presidente não percebeu é que não basta fazer e acontecer, tem que haver moralização no País, é isso que o povo brasileiro exige.

Não existe vitória antecipada

Com a saída de ACM Neto da disputa eleitoral os governistas comemoraram uma vitória antecipada, mas tudo indica que o jogo vai endurecer e o povo baiano quer dar o troco a Jacques Wagner e ao PT, que estão sendo acusados de terem cometidos crimes para eleger Rui Costa. José Ronaldo depois que foi prefeito 4 vezes em Feira de Santana e transformado a cidade, tem um passado limpo e isso vai pesar no debate político. A oposição que se dividiu após a saída de cena de Neto, tudo indica que vai se unir para derrotar o governo petista na Bahia. O fato de Lula estar hoje atrás das grades e não poder estar no palanque de Rui Costa vai trazer prejuízos eleitorais. Os petistas no Brasil querem vitimizar Lula e transformar ele num Nelson Mandela, não vai colar, mesmo porque Mandela foi preso por querer ver seu País livre da discriminação racial e não por ter sido acusado de corrupção.

O trânsito de Teixeira

Cada vez mais o trânsito de Teixeira está ficando um caos. O prefeito Temóteo Brito vai anunciar as mudanças que irão ocorrer brevemente, além de trocar as sinaleiras, já ultrapassadas, vai promover várias mudanças de acordo com o projeto elaborado pela engenharia de tráfego. Além disso, vai começar as obras de duplicação dos trechos da BA-290 na saída da cidade em direção a Medeiros Neto e Alcobaça. Outra obra que vai começar também é parte do anel rodoviário deslocando o trânsito de carretas de eucalipto, granito e gado, que hoje passam dentro da cidade. Outra medida que a população cobra é a Zona Azul no centro da cidade, hoje ninguém consegue estacionar no centro, com isso, o comércio da zona central perde clientes. Cada dia que passa o número de veículos em Teixeira aumenta, não só daqui, mas, principalmente das cidades vizinhas que vêm a Teixeira fazer compras e usar os serviços nos diversos setores.


Deixe seu comentário