Manchete

Vereadores realizam sessão de plenário vazio após medida de suspender atendimento ao público

20/03/2020 - 08h48Por: Ascom Câmara

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realizou na manhã desta quarta-feira, 18 de março, a sua sessão ordinária, inclusive com uma pauta cheia, com o seu plenário completamente vazio, diferente do tradicional que está sempre cheio de munícipes assistindo a plenária do parlamento. A medida de não aglomerar a população na reunião dos vereadores, veio após o ato da mesa diretora nº 02/2020 que dispõe sobre medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do coronavírus (Covid-19), no âmbito da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.

O ato foi assinado pelo presidente da Câmara, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), e pelos demais vereadores da mesa diretora, o 1º vice-presidente Wildemberg Soares Guerra, o Sargento Berg (PSDB), o 2º vice-presidente José Bernardo Gomes Cabral (PSD), o 1º secretário Ailton Lacerda Ferreira (PSC) e o 2º secretário Leonardo Feitoza da Silva, o Leonardo do Sindicato (PC do B). A sessão ordinária desta quarta aconteceu com apenas os vereadores, assessores parlamentares em número reduzido e os profissionais de imprensa, especialmente as equipes da Rádio Câmara 90,9 FM e da TV Câmara Online que transmitiram a sessão ao vivo. As próximas sessões do dia 25 de março e de 1º de abril também ocorrerão sem a presença do público na galeria.

Conforme o presidente, considerando que diversos órgãos adotaram medidas para o controle da transmissão da doença em seus respectivos âmbitos de atuação, para fins de prevenção à infecção e à propagação do Covid-19 no âmbito da Câmara Municipal, de modo a preservar a saúde de todos que frequentam a sede do Poder Legislativo, também adotou a mesma medida, embora de forma consciente e sem pânico, por que o ato prevê apenas a suspensão de atendimento ao público por 15 dias, mas a Casa se manterá funcionando normalmente, embora com suas equipes reduzidas e trabalhando em escala de revezamento para se evitar aglomeração de pessoas.

Ronaldo Cordeiro explica que os atendimentos presenciais urgentes devem ser agendados previamente por meio dos telefones (73) 3011-5460 e 3291-5460.

Está suspenso temporariamente, o atendimento presencial do público externo, que puderá ser realizado por meio eletrônico ou telefônico. Ficando proibida a circulação do público externo nas dependências da Câmara Municipal. Essa restrição não abrange àqueles integrantes que exerçam suas funções presencialmente, como também às pessoas eventualmente notificadas a comparecer ao Poder Legislativo, com atribuição para o atendimento que deva ser resguardado em qualquer circunstância, o fornecimento pela Casa, de meios e instrumentos de proteção à saúde do membro ou servidor que proceder ao atendimento.

Segundo o presidente, essas medidas pontuais buscam minimizar possível propagação do Covid-19, tendo em vista que a Câmara Municipal é um dos setores que mantém um grande público flutuante todos os dias em seus corredores e frequentando os gabinetes dos vereadores e a recomendação dos organismos oficiais de saúde é evitar o compartilhamento físico e a aglomeração de pessoas.

A medida visa diminuir a proliferação do vírus em precaução à vida e à saúde da população teixeirense e dos funcionários desta Casa de Leis, afinal de contas, a prevenção é a melhor proteção. Cabe a cada um de nós fazer nossa parte. Logo venceremos mais essa batalha”, destacou Ronaldo Cordeiro.

Edição: Bell Kojima


Deixe seu comentário