Destaque

A verdade sobre o número de óbitos no HMTF e na UMMI

02/04/2018 - 18h15

Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF)

Diante do que foi mencionado em alguns blogs, em redes sociais, sobre o número de óbitos ocorridos no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), no ano de 2017, fomos em busca dos números reais e fizemos uma pesquisa dos últimos quatro anos.

Os dados publicados aqui têm como fonte o Ministério da Saúde e fazem parte do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS). Os dados são de óbitos por unidade ano.

   É bom ressaltar que em nenhum ano a taxa de óbito ultrapassou o número de 500, em Teixeira de Freitas, no HMTF. Na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) a gestão passada teve índices muito maiores de óbitos.

As unidades hospitalares lidam com pessoas, com patologias e casos de complexidade que variam em muito de um ano para o outro e, isso não categoriza falta ou insuficiência de eficiência, retrata um momento, índice e resultado.

Os dados aqui publicados devem ser analisados com perfis de políticas públicas, uma vez que os números de óbitos dos outros municípios que estão próximos, aumentaram em cerca de 60%, o que retrata que os municípios estão enviando cada vez mais pacientes nos últimos anos para Teixeira de Freitas.

Confira abaixo as imagens ano a ano das informações extraídas diretamente do Sistema de Informações Hospitalares do SUS.

HMTF

UMMI


Por Ascom PMTF

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem



Deixe seu comentário